Perdi os meus documentos durante o intercâmbio
E agora o que faço? Imprevistos podem acontecer com qualquer um e em qualquer canto do mundo. Todos que viajam para fora do país não estão livres de passar por situações desagradáveis, como a perda ou roubo de documentos. A solução é precaver-se tomando todos os cuidados necessários e informando-se sobre qual a melhor atitude diante dessa situação.
A primeira dica é que, antes de sair do Brasil, pesquise e tenha anotado em algum lugar os endereços e os telefones dos Consulados ou Embaixadas do Brasil no exterior. Esses dois locais devem ser procurados na ocasião de perda ou roubo de seus documentos.
Passaporte
Em caso de perda ou extravio do passaporte faça imediatamente um boletim de ocorrência na polícia do país que está visitando e apresente-o no consulado ou embaixada brasileira, juntamente a um documento de identificação, como RG. Se você estiver em uma cidade sem representação brasileira, será preciso viajar até ao consulado mais próximo.
Se você perder o passaporte alguns dias antes do retorno ao Brasil poderá solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). O documento é gratuito e pode ser utilizado apenas uma vez para voltar. Chegando ao Brasil será necessário fazer outro passaporte. Entretanto, se você estiver no meio da viagem e for viajar para outros países, será necessário solicitar um novo passaporte. Neste caso, é preciso pagar uma taxa para a confecção do documento, que custa geralmente o dobro do preço de renovação no Brasil. Dependendo da urgência e da época do ano em que foi pedido, o documento pode ser entregue no mesmo dia ou em poucos dias. Outros documentos, como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Título de Eleitor e a Carteira de Identidade não poderão ser fornecidos ou providenciados pelos consulados ou embaixadas. Deverão ser apenas solicitados no Brasil. Mas o consulado poderá lhe fornecer uma ARB.
Cartão de crédito
Se você teve o seu cartão de crédito roubado, é preciso comunicar a central de atendimento do seu banco ou a bandeira do cartão e pedir o bloqueio. O número de telefone está identificado na parte de atrás do cartão e é importante anotá-lo em local diferente de onde guardará a carteira. Faça também um boletim de ocorrência notificando o ocorrido.
Os cartões de débito pré-pago podem ser facilmente reembolsados em casos de roubo, furto ou perda. Basta ligar para a empresa operadora, na qual foi contratada, e solicitar o cancelamento do cartão.
Atente-se em algumas recomendações:
1. Procure não andar com o seu passaporte, muito menos com todos os documentos na bolsa. Você pode fazer uma cópia autenticada e andar com ela.
2. Faça uma cópia do visto e do passaporte, das páginas 1, 2 e 3.
3. Não é aconselhável andar com uma quantia grande de dinheiro na carteira. Guarde todos os objetos de valor e as passagens de volta em algum cofre ou na bolsa trancada com cadeado.
4. Não se esqueça de levar com você os endereços e telefones das Embaixadas e Consulados brasileiros no seu país de destino. Eles serão úteis em caso de emergência.
5. É importante também anotar os telefones de emergência do seu banco e da operadora do seu cartão de crédito no exterior. Os telefones de contato no Brasil não são os mesmos do exterior.
6. Carregue com você o nome e o endereço do local em que estiver hospedado para o caso de se perder na cidade.
Fique atento para que nenhuma dessas eventualidades aconteça com você, pois viajar nas férias é para descansar e não ter dores de cabeça.