Intercâmbio em outros idiomas além do inglês
Muitas vezes quando pensamos em intercâmbio, vem logo à cabeça o inglês como língua oficial para esse tipo de viagem educacional. Entretanto, se você já domina o inglês e tem vontade de aprender uma segunda ou terceira língua, você pode sim fazer intercâmbio de outras opções de idiomas e destinos para dar uma valorizada no currículo.
Confira as opções de intercâmbio em outros idiomas além do inglês.
1. Curso de Espanhol
A língua espanhola, também conhecida como castelhano, é falada por mais de 400 milhões de pessoas, presentes na América Central, América do Sul, na Espanha e Guiana Equatorial. A cada dia cresce o número de pessoas que falam espanhol. Atualmente, é a terceira língua mais falada no mundo, perdendo apenas para o mandarim e para o inglês.
Foi na Espanha que tudo começou, o idioma se espalhou pelo mundo a partir do século 15, com as grandes navegações e a conquista de terra além-mar. A Espanha é o destino preferido de quem quer aprender o idioma na fonte. Tem praia, neve, arte e história. Terra de Picasso, Gaudí e Miró, o país tem muitos encantos, que vão da fama de hospitaleiros dos espanhóis a suas ilhas, como Ibiza e Mallorca, as mais badaladas do verão europeu. O país é dividido em 17 províncias, as mais famosas são Andaluzia, Catalunha, Galícia e as comunidades Valencianas e de Madri, e essa mistura cultural é facilmente identificada por toda a Espanha.
Saiba mais sobre intercâmbio em Barcelona, Madri e Sevilla.
A nossa vizinha, Argentina, é o segundo maior país da América Latina e oferece uma infinidade de atrações em seus 2.780.000 km² de área continental. Motivos para ir à Argentina são os mais diversos: doces de leite, alfajores, vinhos saborosos, carnes, preços justos e a charmosa Buenos Aires, um pedacinho da Europa a poucas horas de distância do Brasil.
Saiba mais sobre intercâmbio em Buenos Aires, Bariloche e Córdoba.
O Chile é o destino certo para quem adora a vida ao ar livre, apreciar belas paisagens e praticar esportes, como esqui e trekking. Ao centro do país está a capital Santiago, rodeada pelas cordilheiras dos Andes e com várias atrações noturnas para os estudantes e turistas.
Saiba mais sobre intercâmbio em Santiago.
2. Curso de Francês
Falar francês representa uma grande vantagem para quem busca uma colocação no mercado de trabalho em multinacionais francesas. Com cerca de 136 milhões de falantes nativos no mundo, o francês é a língua oficial em 30 países de todos os continentes. A maioria dos falantes nativos vive na França, o restante vive em Quebec, uma província do Canadá, na Bélgica, na Suíça, em Mônaco, em Luxemburgo e no estado americano da Luisiana. Alguns países da África francofona falam francês como segunda língua.
A França é o principal destino turístico do mundo. Paris, a capital, concentra mais de 150 museus, entre os quais o Louvre, monumentos de encher os olhos como a Torre Eiffel e o Arco do Triunfo, igrejas, lugares interessantes, bairros e vielas charmosas. Mas França não é só turismo. Em Paris estão as três universidades francesas presentes no ranking das 100 melhores do mundo. Não à toa, a qualidade do ensino superior francês atrai cerca de 280 mil estudantes estrangeiros todos os anos. Seus cursos de idiomas e os combinados, que aliam estudo da língua ao aprendizado de artes, gastronomia, vinhos, etc., também recebem cada vez mais matrículas.
Saiba mais sobre intercâmbio em Paris, Nice e Montreal (Canadá)
3. Curso de Italiano
A língua italiana encanta a muita gente, seja pela sonoridade das palavras ou pelos gestos que as acompanham. O italiano é falado por cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo, com os seus dialetos e variações.
A Itália é a terra da farta gastronomia e da arte, além da moda e da arquitetura. A capital Roma é o ponto de partida que surpreende com o seus monumentos históricos, sendo o mais famoso o Coliseu. Veneza, a cidade que sobrepõe às águas do Mediterrâneo. Milão, referência global do universo fashion e de design, é a cidade que concentra as negociações financeiras do país. Isso sem contar as pequenas cidades pelo interior do país. Lembre-se, conhecer a Itália merece incorporação do estilo de vida dos italianos, o que não é difícil: um bom café, um longo almoço em um restaurante aconchegante, e claro, seus deliciosos gelatos.
Saiba mais sobre intercâmbio em Roma, Milão e Siena.
4. Curso de Alemão
O alemão é uma língua difícil de aprender, mas não impossível. O idioma é o mais falado na União Europeia, sendo a língua materna de aproximadamente 100 milhões de pessoas em todo o mundo. Além disso, há pelo menos 80 milhões de pessoas que aprendem o idioma alemão como segunda língua.
É praticamente unanime a opinião de que Berlim se tornou uma das cidades mais agitadas, modernas e atraentes da Europa, principalmente para os jovens. A qualidade de vida e o nível de organização e eficiência dos serviços públicos são marca registrada do povo alemão. As novidades estão na área cultural e na oferta de entretenimento, neste país que é o sétimo mais procurado no mundo. As cidades que normalmente servem como porta de entrada da Alemanha, além de Berlim, são Frankfurt e Munique, esta com a maior Oktoberfest do planeta. De qualquer um desses pontos de partida estende-se uma vasta oferta de rotas turísticas, em um país em que a presença dos jovens é cada vez mais acentuada e estimulante.
Saiba mais sobre intercâmbio em Berlim, Münichen e Frankfurt
Há ainda intercâmbio para o idioma russo e japonês.
E aí? Quer aprender um novo idioma e conhecer lugares incríveis? Qual desses idiomas você tem vontade de aprender? Vem contar pra gente!