Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018
Todos os times do mundo possuem algum apelido, seja referente à sua história ou cultural. Para os países que estarão na Rússia isso não é diferente. Por isso, o Yázigi Travel apresenta os apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018. E você que é fã da Copa precisa saber quais são.
Grupo A
Rússia: Os Soviéticos
A anfitriã não tem apelido relevante dentro de casa, sendo chamada de “A Equipe Nacional”. Mas ao redor do mundo, o principal país do antigo bloco das repúblicas soviéticas ainda é chamado pelo nome da antiga equipe da URSS, os soviéticos.
Arábia Saudita: Os Falcões Verdes
O apelido vem do Falcão, uma ave bem popular nos Emirados Árabes, local onde a falcoaria é um esporte que movimenta milhões de dólares.
Egito: Os Faraós
Por toda sua história e a existência de faraós no Egito antigo, os jogadores da seleção recebem o apelido para se identificar nos jogos.
Uruguai: La Celeste ou Charrua
O apelido da tradicional seleção uruguaia de futebol é uma referência ao azul celeste de sua bandeira e uniforme. Também são chamados de “charruas”, em referência ao povo indígena que habitava nos campos argentinos, uruguaios e brasileiros.
Grupo B
Espanha: La Roja, La Furia
Enquanto o apelido “La Roja” se refere à cor vermelha da bandeira e do uniforme, “La Fúria” tem uma razão histórica. Remonta ao episódio do saque de Antuérpia (1576), na Bélgica, durante a Guerra dos 80 anos, em que a Espanha tentava manter seu território unido aos Países Baixos.
Irã: Time Nacional
O apelido da seleção iraniana é “Time Nacional” ou, em persa, “Team Melli”. Toda seleção de qualquer esporte no Irã é chamada de “Team Melli”. Alguns apelidos, porém, foram usados para denominar a seleção iraniana nas últimas Copas. Em 2006 a seleção iraniana de futebol ficou conhecida como Estrelas Persas. Na Copa Asiática de 2011, os apelidos foram “Os Leões da Pérsia”, “Corações de Leão” e “Príncipes da Pérsia”.
Marrocos: Os Leões do Atlas
O nome pelo qual a seleção é chamada tem a ver com um animal típico do Marrocos. Também conhecido por leão-da-barbaria ou leão-berbere, é uma espécie de leão que foi extinta na natureza no século XX. Era encontrado no norte da África, do Egito a Marrocos.
Portugal: Seleção das Quinas
O apelido da seleção tem origem na bandeira do país que, em seu centro branco é preenchido com cinco escudos azuis (chamados de quinas), que fazem o desenho de uma cruz, representando as chagas de Jesus Cristo e os cinco reis mouros derrotados pelo Afonso I de Portugal, no século 12.
Grupo C
Austrália: Os Socceroos
O nome da seleção australiana é uma forma “shippada” das palavras inglesas soccer (futebol) e Kagaroos (cangurus). Os cangurus são tão vinculados à imagem da Austrália que os torcedores resolveram juntar os dois termos!
Dinamarca: Dinamáquina
Na Copa do Mundo de 1982, a Dinamarca terminou as eliminatórias com oito pontos, um ótimo resultado, que lhe rendeu o primeiro apelido de Dinamite Dinamarquês. Em 1984, a equipe venceu as três partidas da primeira rodada, e o apelido Dinamáquina começou a pegar.
França: Les Bleus
Os franceses já são conhecidos como os azuis há muitos anos e tudo por conta de sua camisa, que acabou ficando com o azul da bandeira para ser representada.
Peru: La Blanquirroja
Por conta de seu uniforme branco e vermelho, a seleção de futebol do Peru ganhou já três apelidos diferentes: La Blanquirroja (a branquivermelha), La Rojiblanca (a vermelhibranca) e Bicolor. Além do nome que faz menção às cores da camisa, também recebeu o apelido de Los Incas, em referência aos povos pré-hispânicos que habitavam a região.
Grupo D
Argentina: Albiceleste
A seleção argentina de futebol é conhecida como Albiceleste em referência a seu uniforme de listras verticais brancas e azuis celestes.
Croácia: A Equipe em Chamas
O futebol rápido e habilidoso dos croatas rendeu à equipe o adjetivo Vatreni, ou ardente. A alcunha também se deve aos corações ardentes de quem torce pela equipe.
Islândia: Nossos Garotos
A Islândia é estreante na Copa do Mundo. A equipe recebeu o nome de “Nossos Garotos”, pelas conquistas recentes da seleção.
Nigéria: Os Super Águias
O apelido da seleção nigeriana de futebol nasceu na primeira participação em Copas do Mundo do país, em 1994, nos Estados Unidos. O nome é uma referência ao animal do brasão da associação de futebol nigeriana.
Grupo E
Brasil: Seleção Canarinho
Depois de perder a final da Copa de 1950 em casa, a seleção brasileira decidiu mudar as cores do uniforme, passando de branca para amarela. A camisa amarela, fazendo referência à bandeira nacional consagrou a equipe como canarinho, apelido inventado pelo radialista Geraldo José de Almeida.
Costa Rica: Los Ticos
Cada país inventa sua língua e história. Os falantes do espanhol costarriquenho geralmente usam como diminutivo o sufixo ‘ico’ e não ‘ito’. Assim, um passarinho na Costa Rica não é um ‘pajarito’, mas um ‘pajarico’.
Essa pequena variação linguística acabou rendendo o apelido comum entre os nascidos neste país desde 1856: tico, apelido herdado também por sua seleção de futebol.
Sérvia: As Águias Brancas
Uma águia branca bicéfala (de duas cabeças) é representada no brasão da bandeira da Sérvia, em referência à dinastia Nemânica, que teve importância no território durante a Idade Média. Por conta disso, o apelido dos jogadores da seleção nacional é águias brancas.
Suíça: A Seleção Nacional
A Suíça não foi tão criativa para criar os seus apelidos. A seleção recebe (“Schweizer Nati”, “La Nati” ou “Squadra Nazionale”) significam apenas “seleção nacional”, em alemão, francês e italiano, respectivamente.
Grupo F
Alemanha: A Equipe
Assim como a Suíça, a Alemanha simplesmente é conhecida como “Die Mannschaft”, ou “A Equipe”.
Coreia do Sul: Tigres Asiáticos
A seleção sul-coreana de futebol levou para si o nome que identificava os quatro países do sudeste asiático que investiram em um crescimento econômico agressivo entre as décadas de 1960 e 1990. Como Hong Kong, Cingapura e Taiwan não têm tradição no futebol, o apelido sobrou para o quarto tigre, a Coreia do Sul.
México: La Tri
O verde, vermelho e o branco da tricolor bandeira mexicana renderam à seleção mexicana de futebol o apelido de La Tri.
Suécia: Blãgult
“Blãgult” significa azul e amarelo e é utilizada para representar a seleção da Suécia por conta da cor de seu uniforme.
Grupo G
Bélgica: Diabos Vermelhos
O apelido pegou depois de uma vitória contra a seleção holandesa em 1906. O nome é uma referência, como muitos dos outros apelidos, à cor principal do uniforme dessa seleção.
Inglaterra: Os Três Leões ou O Time da Rosa
A seleção inglesa, ora é chamada de “The Three Lions” (Os Três Leões), em referência ao escudo de seu uniforme, ora de “The Rose Team” (O Time da Rosa), símbolo da casa real britânica.
Panamá: La Marea Roja
Com a primeira participação em uma Copa do Mundo em 2018, a seleção do Panamá já tem apelido: La Marea Roja (a maré vermelha), por conta da cor de seu uniforme e também faz referência ao Canal do Panamá.
Tunísia: As Águias de Cartago
O símbolo da federação da Tunísia é uma águia e Cartago é uma cidade localizada no país. A junção dos dois deu origem ao apelido da seleção de futebol.
Grupo H
Colômbia: Los Cafeteros
Dizem que a colheita manual e o clima fazem do café colombiano um dos melhores do mundo e um dos principais produtos de exportação do país. A fama é tanta que a Seleção Colombiana de Futebol ficou conhecida como Los Cafeteros, os cafeteiros.
Japão: Os Samurais Azuis
O Japão se classificou pela primeira vez para uma Copa do Mundo em 1998, e desde então esteve em todas as competições. Mas por que azul se a bandeira japonesa é vermelha e branca? Acontece que quando participou pela primeira vez de um jogo internacional, na etapa classificatória para a Copa de 1954, o único time de futebol japonês era o clube de futebol da Universidade de Tóquio. O uniforme azul da universidade acabou se tornando o uniforme da seleção nacional. Por isso são chamados de os Samurais Azuis.
Polônia: A Seleção Alvirrubra
A Polônia, tradicional equipe nos torneios da Copa do Mundo, tem mais de um apelido. O mais comum hoje é o que faz referência às cores da bandeira e do uniforme da seleção polonesa de futebol: Alvirrubra.
Outra alcunha é “Biale Orly”, ou águias brancas, devido ao símbolo tradicional do país.
Senegal: Os Leões de Teranga
O leão é um dos símbolos da população do Senegal, e Teranga é uma palavra local que se refere à hospitalidade de seu povo. Juntando os dois nasceu o apelido da seleção de futebol do país.
Na verdade, o apelido mais conhecido da Seleção Alemã é “Nationalelf”, que também significa “time nacional”.
A Seleção Suíça também é conhecida como “Verrou suisse” em francês, ou “Schweizer Riegel” em alemão, que signifaca “Ferrolho Suíço”, em referência ao estilo de jogo ultra-defensivo utilizado nas Copas de 1938 e 1954, quando eliminou as poderosas Alemanha e Itália, respectivamente. Além disso, em 2006, a Suíça foi eliminada da Copa sem tomar gols, além de, em 2010, bater o recorde de minutos sem sofrer gols em Copas: 558 minutos.
Obrigada por compartilhar conosco os seus conhecimentos, Lucas! =)
O nome de La Roja para a seleção espanhola, foi criado pelo então treinador Luis Aragonés no 2008.
Os chilenos tambén son chamados «la roja». E antes que se chamara «La Roja» a Espanha. Na verdade, os chilenos queixam-se que os espanhóis roubaram-lle o apelido
Gracias Roi por compartir la información 😉