Verdades e mentiras sobre intercâmbio - Yázigi Travel

Verdades e mentiras sobre intercâmbio

Verdades e mentiras sobre intercâmbio

Verdades e mentiras sobre intercâmbio

Quais são as verdades e mentiras sobre intercâmbio? Para tirar as suas dúvidas conversamos com os nossos especialistas e listamos os temas mais importantes para ajudar na sua decisão e aproveitar ao máximo a experiência no exterior.

1. Intercâmbio é só diversão: #mito
O intercâmbio proporciona, além de aprendizagem de um novo idioma, a vivência de novos costumes, novas experiências, o amadurecimento e o desenvolvimento de responsabilidades.

2. É melhor fazer intercâmbio depois de se formar do que durante o ensino médio: #mito
Não há uma idade certa para participar de um programa. A decisão depende da maturidade e de quais objetivos você pretende alcançar.

3. Morar em casa de família é mais caro do que em residência estudantil: #depende
Na maioria dos casos, a casa de família é mais barato, porque inclui alimentação e ainda permite que você conheça a cultura local mais de perto. É preciso levar em conta o destino, já que os custos com transporte público podem fazer com que os valores se tornem equivalentes.

+ Saiba Mais
Tipos de acomodação no intercâmbio

4. Ter amigos brasileiros durante o intercâmbio atrapalha a aprendizagem do idioma: #depende
O ideal é explorar a outra língua. Com amigos brasileiros, a tendência é ficar na zona de conforto. Por isso, conheça pessoas e culturas de diferentes países para engrandecer o aprendizado. Aproveite a oportunidade e fuja dos brasileiros!

5. O ideal é começar a se preparar um ano antes do intercâmbio: #verdade
Quanto mais cedo tomar a decisão, mais tempo você terá para pesquisar destinos, se planejar financeiramente e resolver todos os trâmites.

6. Intercâmbio é muito burocrático: #mito
O que seria burocrático para você? Cada país tem suas regras para imigração e, diante disto, o processo pode ser trabalhoso. Se você não tem expertise para fazer todo o seu processo de sozinho, conte com a ajuda de um despachante.

7. É possível fazer intercâmbio com pouco dinheiro: #verdade
Comprar passagem aérea com antecedência, escolher destinos menos procurados e com a moeda mais desvalorizada em relação ao real, optar por cursos de curta duração e hospedagem em casa de família são medidas que costumam baratear a viagem.

+ Saiba Mais
Como se planejar financeiramente para o intercâmbio

8. Intercâmbio é valorizado pelo mercado de trabalho: #verdade
As empresas valorizam muito as competências desenvolvidas durante um intercâmbio, como flexibilidade, respeito ao próximo, convívio com a diversidade, e, claro, o domínio de outro idioma.

+ Saiba Mais
Profissionais bilíngues são mais atrativos

9. Para fazer intercâmbio, é preciso ter domínio do idioma: #mito
Há cursos para todos os níveis de aprendizagem. Entretanto, há alguns tipos de programa que o nível do idioma exigido é a partir do intermediário-avançado.

+ Saiba Mais
Nível de conhecimento no idioma é necessário para fazer intercâmbio

10. Dá para aprender o idioma em cursos de menos de seis meses: #verdade
Existem cursos com cargas horárias altas para estudantes com conhecimento básicos da língua estrangeira e para pessoas que já têm domínio e pretendem fazer cursos curtos para se aprimorar.

+ Saiba Mais
6 motivos para fazer um intercâmbio de curta duração

11. Trabalho temporário pode pagar gastos com viagem: #verdade
Se a sua intenção é poder trabalhar enquanto estuda isso é possível na Irlanda, Nova Zelândia, Austrália e no Canadá. Com essa oportunidade você aprimora a língua estrangeira, conhece costumes locais e ainda consegue pagar os custos da viagem.

+ Saiba Mais
Estudo e Trabalho no Exterior

12. Intercâmbio é apenas para jovens: #mito
Sem dúvida essa pergunta é um dos maiores mitos sobre fazer intercâmbio. Existem cursos para todos os tipos de perfis e necessidades, que vão desde programas para executivos, adultos de 30 anos até para quem tem 50 anos que querem aproveitar o tempo livre para ter uma experiência educacional no exterior.

+ Saiba Mais
Intercâmbio 30+

13. O intercambista é bem tratado na host family: #verdade
As famílias são selecionadas criteriosamente pelas escolas e recebem muito bem todos os estudantes estrangeiros. São atenciosos, preocupados em ajudar o intercambista no aprendizado do idioma e tratam o estudante como um membro da família. Muitos alunos retornam para casa com a sensação de ter construído mais uma família no exterior e o laço de amizade dura por um bom tempo. Em algum casos, para o resto da vida!

14. É possível se sentir sozinho durante o intercâmbio: #verdade
Embora esteja rodeado de novos amigos, haverá o momento em que você se sentirá sozinho e a homesick (saudade de casa) aparecerá. Isso é normal e acontece com a grande maioria dos estudantes. Fale com os seus amigos e familiares do Brasil para tentar amenizar a distância e lembre-se: assim como você, outros intercambistas também foram para o exterior sozinhos, então, procure praticar ainda mais o idioma, viaje bastante e logo menos este sentimento vai passar.

15. Aulas one to one são mais eficazes: #depende
As interações que você tem em sala de aula com os outros alunos são a maneira perfeita para a prática de conversação, pois permite que você se envolva em debates e compartilhe experiências. Já as aulas individuais, tem mais flexibilidade e são personalizadas de acordo com a necessidade de cada aluno.

E para você, existe algumas verdades e mentiras sobre intercâmbio. Se sim, conte para nós, queremos saber mais!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image