Quais vacinas tomar antes de viajar?

Quais vacinas tomar antes de viajar?

Quais vacinas tomar antes de viajar?

Vai viajar e não sabe se no destino que irá visitar é necessário ter tomado algum tipo de vacina? Elaboramos um manual das vacinas que são obrigatórias e recomendadas antes de viajar!

Tomar a vacina é tão importante quanto ter o visto. Se você não mostrar a carteirinha de vacinação no seu check-in, geralmente, as companhias aéreas nem deixam o passageiro embarcar. Por isso, não vacile para que a sua viagem não lhe traga dores de cabeça.

Por que alguns países exigem vacinação?

A maioria dos países que exige vacinação o faz para precaver que visitantes tragam doenças, e não pelo território apresentar riscos de contaminação.

Quais vacinas são obrigatórias?

Quais vacinas tomar antes de viajar?

A única vacina que, em escala mundial, é obrigatória é a da Febre Amarela, uma doença infecciosa grave e transmitida pelo mosquito Aedes aegypti (o mesmo da dengue). É mais comum em países da América do Sul e Central, assim como em algumas regiões da África. Por não haver cura, a prevenção da Febre Amarela é de extrema importância quando em áreas de risco: além da vacinação, deve-se usar repelentes e telas e não acumular água parada.

Quais são as vacinas mais recomendadas?

Certas vacinas são recomendadas quando se visita alguns países ou regiões, principalmente zonas rurais, florestas e todos os lugares de grande contato com a natureza.

Dessa forma, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que o viajante tenha sempre em dia as vacinas para Tétano e Difteria, para as Hepatites A e B e a vacina Tríplice Viral, que protege contra Sarampo, Caxumba e da Rubéola. A antirrábica, que protege contra a raiva eventualmente transmitida em mordida de cachorros, ratos e morcegos, também pode ser útil.

Quais países e locais exigem ou recomendam vacinação?

Centenas de países exigem vacinação e ocasionais surtos alteram as regras constantemente, então a forma mais fácil de consulta é através da lista oficial da Anvisa. Nessa lista você seleciona o país de destino e então recebe informações de obrigatoriedade ou recomendação de todas as vacinas.

Alguns destinos que exigem a vacinação contra Febre Amarela para brasileiros são: África do Sul, Austrália, Bahamas, China, Cuba, Egito, Índia, Indonésia, México, Cingapura, Jamaica e Tailândia.

Como e quando devo me vacinar?

As vacinas, de modo geral, podem ser aplicadas em postos de vacinação ou em clínicas particulares. A vacina contra a Febre Amarela é gratuita e tomada numa dose única que dura 10 anos.

As regras mudam para cada país, mas a recomendação da Anvisa é que qualquer vacinação seja realizada preferencialmente de seis a oito semanas antes da viagem e, no máximo, quatro semanas antes.

Se sua viagem for para o exterior, não esqueça de fazer o Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa. O comprovante simples de vacinação ou a Carteira Nacional de Vacinação não são válidos fora do território nacional.

Como fazer o Certificado Internacional de Vacinação?

Quais vacinas tomar antes de viajar?

 

O Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP) é concedido, no Brasil, pela Anvisa. Para obtê-lo é necessário preencher o formulário no site e então se dirigir, com a carteirinha de vacinação comum, para algum dos Centros de Orientação para a Saúde do Viajante – veja a lista completa aqui.

Saiba também como tirar ou renovar o passaporte brasileiro, clique aqui!

Guarde este documento com atenção, pois ele será requisitado no check-in quando em viagem para países que o exigem e, em alguns casos, novamente ao desembarcar no país. Quando retornar, não se desfaça dele, pois a maioria das vacinas possui um extenso prazo de validade e não é necessário fazer um novo certificado com o tempo.

Fonte: Skyscanner.com.br
Fotos: Divulgação

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image