Como conseguir um emprego no exterior - Yázigi Travel

Como conseguir um emprego no exterior

Como conseguir um emprego no exterior

Como conseguir um emprego no exterior

Com certeza você já deve ter cogitado a possibilidade de trabalhar no exterior legalmente, não é mesmo? Mas para isso acontecer, você deve seguir algumas regras. Conseguir um visto que conceda a permissão de trabalho pode ser uma tarefa um pouco difícil, mas não impossível. Países como a Irlanda, Nova Zelândia, Austrália, Canadá e os Estados Unidos, por exemplo, são excelentes opções de porta de entrada para trabalhar fora do Brasil. Seguindo as nossas dicas e sugestões, saiba como conseguir um emprego no exterior.

Aprenda o idioma do país

A única maneira que você terá para se comunicar na sua busca por um emprego é falando o idioma do país, por isso é imprescindível você aprendê-lo. Dentre todos os requisitos, esse é o principal e a primeira providência que deve ser tomada para quem quer trabalhar no exterior.

Para algumas vagas de emprego não basta apenas o domínio do idioma, é necessário comprovar com certificados de proficiência em um determinado idioma estrangeiro, tais como: TOEFL, IELTS, Cambridge (FCE, CAE, CPE).

Dica: antes de se candidatar às vagas, procure saber as exigências da empresa.

Trabalhe na sua área

Como conseguir um emprego no exterior

Conseguir um trabalho na área dependerá essencialmente de você ter um bom currículo, ter ótimo nível do inglês e um network local. E para isso você precisará se mexer! Não envie apenas currículo por e-mail ou pelas redes sociais, busque marcar um horário com o gerente da empresa e leve o seu currículo, apresente-se para pessoas que trabalham na mesma área que você, ligue, peça uma oportunidade.

Tenha em mente que você está em outro país disputando uma vaga não só com brasileiros, mas também com muitos outros estrangeiros, e, principalmente, com cidadãos residentes. Pode ser que você saia em desvantagem na luta pelo emprego (já que para a maioria das empresas, a prioridade de contratação será para os residentes). Mas mantenha o otimismo! Isso não que dizer que você não terá oportunidades, mostre as suas qualidades e diferenciais.

Dica: tente conhecer profissionais de sua área, assim, você saberá quais são as empresas que contratam profissionais como você.

VEJA MAIS
+ Programas de Estudo e Trabalho no Exterior
+ Como se planejar financeiramente para o intercâmbio

Tenha um bom currículo

Existem empregos nas mais diversas áreas, entretanto, ter uma boa formação e experiência de trabalho são essenciais na hora de concorrer a vaga. Como citamos acima, é comum que as empresas deem preferência ao trabalhador nativo a um estrangeiro, por isso, é necessário ter um diferencial na sua formação ou atividade profissional para se destacar no mercado.

Lembre-se: seja sempre honesto e procure vagas para no seu perfil. Não invente qualidades e habilidades no currículo se você não as possui. Invista em capacitação e experiência para conseguir uma vaga qualificada no exterior.

Busque vagas em site de emprego ou agências

Como conseguir um emprego no exterior

Procurar por trabalho no exterior em qualquer site não é uma boa ideia. Busque por site ou agência de confiança e comece a pesquisar as vagas diariamente. Cada país tem sites específicos que facilitam a busca de vagas, verifique saber quais são confiáveis para não cair numa enrascada. Mas atenção: sempre informe-se sobre a vaga, a empresa e as condições de trabalho antes de se candidatar.

Dica valiosa: existem empresas estrangeiras atuantes no Brasil, vira e mexe recrutam brasileiros para trabalhar no exterior. Nesse caso, ser brasileiro pode ser um ótimo diferencial!

Aprenda mais sobre o país

É muito importante se informar sobre a realidade do mercado de trabalho dentro e fora da sua área, estilo de vida, clima, cultura da população, segurança e custo de vida, antes do seu embarque. Sempre haverá um choque cultural, mas não se desespere que tudo vai dar certo.

TALVEZ LHE INTERESSE
+ Curso preparatório para exames de proficiência

Tenha perfil em redes sociais profissionais

Como conseguir um emprego no exterior

Ter um perfil organizado e atualizado nas redes sociais profissionais como o Linkedin (rede social voltada para a formação de contatos de trabalho) é importantíssimo. É através dela que os empregadores poderão conhecer um pouco mais sobre sua experiência, mesmo à distância. Vale adicionar empresas e pessoas do país onde pretende trabalhar à sua rede de contatos para aumentar as suas chances de trabalho.

Gostou das dicas? Talvez para você chegar aonde pretende comece trabalhando na área de serviços. Independentemente disto, tenha sempre força de vontade e zelo pelo seu emprego. Não desista nos “nãos” que ouvir pelo caminho. Acredite em você e saiba que existe espaço para todos em qualquer lugar do mundo. Então, use os pontos positivos de seu currículo e da sua personalidade e corra atrás do seu sucesso. Boa sorte!

O Yázigi Travel Intercâmbios oferece cursos de inglês que podem-lhe ajudar na sua carreira, como programas de trabalho e estudo, curso de inglês para Negócios e preparatórios para exames. Entre em contato conosco para saber mais sobre estes e outros programas de intercâmbio.

Imagens: divulgação

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image