Intercâmbio durante a pandemia
Intercâmbio durante a pandemia
Com o avanço da covid-19, o mundo se viu em meio a incertezas e mudanças. A vida de milhares de pessoas foi afetada, mas também a rotina de todos. Nos últimos meses, nos vimos rodeados por frases, como “FIQUE EM CASA”, “VAI PASSAR”, e palavras de apoio, como “ESPERANÇA” e “FORÇA”. Mas a pandemia também afetou diversos setores do comércio, principalmente do turismo, que teve que se adaptar ou adotar novas estratégias. E isso também inclui a área de intercâmbio, com muitos estudantes que estavam fazendo intercâmbio durante a pandemia.
Mas como ficou a situação desses estudantes que estavam no intercâmbio durante a pandemia? Tiveram que cancelar? Voltar para o Brasil? E o que os países fizeram para ajudá-los nesse período? Veja como a Nova Zelândia, mesmo sendo pequena, conseguiu impedir o avanço da doença no país, mas ainda oferecer suporte aos estudantes estrangeiros.
Medidas tomadas durante o isolamento
ESTUDOS
Se o estudante estiver com dificuldades porque perdeu o emprego por causa da pandemia, a instituição de ensino deve prover alternativas, como por exemplo, um orçamento de emergência ou financiamento. Mas o aluno também pode usar os fundos da sua conta bancária apresentada durante o pedido de visto.
SAÚDE
Em casos de suspeita de covid- 19, o estudante também pode ligar em uma central e solicitar alguém que fale o seu idioma para receber orientações. Além disso, o estudante também tem direito à realização do teste de covid-19 gratuitamente.
ACOMODAÇÃO
O governo também está auxiliando o aluno a encontrar uma acomodação temporária em alguns casos, como por exemplo:
- O aluno está em uma casa de família, mas precisa se isolar dos outros membros da família.
- Algum aluno está preso na fronteira, mas não pode retornar a Nova Zelândia.
- O aluno está na Nova Zelândia, mas está sem algum apoio social.
- Já os alunos em acomodações alugadas, desde março/2020, o governo congelou o aumento de aluguéis. E de março a junho, os locatários não puderam encerrar contratos com os inquilinos.
SALÁRIO
De março a setembro, o governo vem pagando um subsídio para empresas em dificuldade durante a pandemia, para repassarem para os seus funcionários que tenham visto com permissão de trabalho, incluindo estudantes.
ALIMENTAÇÃO
Além de todo o suporte citado, o governo também disponibiliza uma central que fornece alimentação, e o estudante só precisa apresentar sua carteira de estudante.
Tem vontade de conhecer a Nova Zelândia?
Entre em contato conosco e veja as opções de intercâmbio lá. O país oferece uma estrutura única para estudar, trabalhar e viver.
Fontes:
Texto por Flávia Soares