A Alemanha é um dos países mais prósperos do continente europeu e as particularidades dos alemães atraem pessoas do mundo todo. Você sabia que os alemães tiram os sapatos antes de entrar em casa? Assim como os asiáticos, eles acham anti-higiênico trazer a sujeira do sapato para dentro de casa. Por isso, não se esqueça disso quando for visitar um alemão. Mas na nossa “viagem” para Berlim, vamos descobrir um pouco mais sobre este país.

Depois de sua admirável reconstrução político-econômica no período pós-guerra e, mais especificamente, após a reunificação dos lados leste e oeste, a Alemanha se firmou como uma das grandes potências do mundo. O comércio sólido, a cultura influente e a população, fazem deste, um país dinâmico, que não deixa sua historia de lado, mas que se projeta como um país moderno. Com sua admirável infraestrutura, aliada a sua gastronomia e opções de entretenimento, o país recebe 37 milhões de visitantes por ano.

Berlim, a capital, é uma cidade que se reinventou, manteve sua história contada através de grandes construções, e se atualizou com espaços modernos, museus, festivais e grandes áreas verdes. Por isso, Berlim é uma cidade que tem programas para todos os gostos: casas de óperas, teatros, museus e shows de jazz, além das famosas feirinhas ao ar livre (conhecidas como mercado de pulgas). Os berlinenses amam estar ao livre no verão, por isso, tenha em mente que muitas opções de entretenimento serão feitas a pé.

A cultura

Se você nunca ouviu alguém falando alemão, com certeza vai se surpreender com a sonoridade da língua e vai se surpreender com o tamanho das palavras em alemão. Existe uma palavra com 61 sílabas, é a Rindfleischetikettirungsüberwachungsaufgabenübertragunsgesetz que significa “lei sobre transmissão da tarefa de supervisionar o etiquetar da carne de boi”, isso porque no alemão você pode juntar os substantivos pra formar uma palavra só. Mas em uma viagem para Berlim, Alemanha, aprenda a pronunciar palavras mais fáceis que essa:

Hallo (olá)

Danke (obrigado, obrigada)

Bitte (Por favor)

Bis Bald (tchau em um termo formal)

fonte dos áudios: forvo.com

*Lembrando que alguns países falam o idioma e as saudações e o jeito de falar podem mudar de um país para outro.

 

Vamos te dar alguns estímulos visuais e te dar muitos motivos para, quem sabe, uma viagem para Berlim, na Alemanha, entrar na sua lista.

O que encontrar

1- Postdamer Platz

Postdamer Platz é uma imensa praça em Berlim, onde se concentram bares e outras atrações turísticas.

 

2- Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie é um antigo posto militar onde ficava a fronteira da Berlim Oriental e Ocidental.

 

3- Museu Pergamon

É um dos museus mais visitados de Berlim e abriga peças da antiguidade greca, romana, coleções da antiga Babilônia e arte islâmica.

O que comer

1- Eisben

É um dos pratos mais tradicionais da cozinha alemã. É um joelho de porco, que geralmente é servido com chucrute.

2- Wurst

Os alemães introduzem a salsicha em diversos pratos, tem até salada de salsicha. Mas não é como a nossa, ela pode ser branca, assada, defumada etc.

*Em Curitiba, a salsicha se chama Vina, em referência a  Wiener Wurst (wiener- Viena, wurst-salsicha), esse tipo de salsicha foi trazida para o Brasil pelos imigrantes alemães no Sul, e como as pessoas tinham dificuldade em falar esse nome, adotaram o nome Vina. Por isso, quando for pedir um cachorro- quente em Curitiba, não se esqueça que eles usam esse nome.

 

3- Schwarzwälder Kirschtorte

É o famoso bolo de floresta negra, isso porque ele foi criado pelos alemães, por causa da cereja cultivada em uma região chamada Floresta Negra (Schwarzwald)

 

 

Vamos fazer uma série especial sobre outros lugares incríveis. Nos acompanhe aqui !

Está se aventurando a aprender alemão? Que tal duas semanas de intercâmbio para provar o idioma? Viaje com o Yázigi pelas cidades de Berlim, Hamburg, Frankfurt e Munique.  Entre em contato conosco !

 

Fotos:

Gastronomia Esporte

One80

Trip Advisor

 

 

Texto por Flávia Soares