6 vantagens de viajar sozinho
Não é sempre que os amigos estão com disponibilidade de tempo e de orçamento para viajar com você. Se não rolar a viagem juntos, não desista e nem adie os seus planos, talvez, possa ser o momento de você aproveitar a solidão (apenas por alguns dias) e se jogar no mundão atrás de uma experiência única consigo mesmo.
Tá animado? Veja abaixo as 6 vantagens de viajar sozinho.
1. Amadurecimento
Pode não parecer, mas viajar sozinho vai mudar (e muito!) sua vida. Muitas coisas poderão acontecer durante a sua viagem, boas e ruins, e serão nessas horas que você vai ganhar mais força e vai aprender a ‘se virar’ em qualquer situação. Respire fundo e tente resolver todos os problemas. Isso faz parte para o seu crescimento e amadurecimento. No final, tudo dá certo!
2. Sem medo de arriscar
Arrisque e não tenha medo de errar. A rotina do dia a dia nos deixa presos e isso reflete em nossas atitudes. Se você errar um caminho, arrisque encontrar uma saída. Se ainda estiver errada, continue buscando que em algum momento você vai encontrar a certa. E não pense que isso é ruim, veja pelo lado positivo. Asim você aprenderá a lidar com o medo e com a insegurança, e isso é algo que você aprende quando faz as coisas sozinho. Será um grande aprendizado na sua vida.
3. Meu roteiro, minhas regras
Planejar um roteiro com os amigos é sempre um dilema. Um quer fazer tal passeio, outro nem tanto, e quando se está sozinho, você é quem faz a sua programação visitando as atrações que deseja conhecer e na hora que bem quiser. Fazer um roteiro requer tempo em buscar os detalhes de tudo que quer visitar, porém, você estará expert no assunto.
4. Desafio do idioma
Realmente é um desafio para aqueles que não dominam o idioma local. Mas se já domina, ótimo! Viajar sozinho é uma oportunidade para se aperfeiçoar ou aprender! Mímicas e sinais são linguagens universais e estão liberadas, assim você entende e se fará entender. Mas nada melhor do que fazer um intercâmbio para aprender o idioma estrangeiro e evitar micos.
5. Novas amizades
Já imaginou quantos novos amigos você vai fazer? Não que os seus amigos do Brasil não sejam importantes, mas encarar uma viagem solo o faz tornar muito mais aberto para conversar com pessoas de diferentes nacionalidades. Sem contar que você pratica o outro idioma e conhece dialetos em outras línguas. Deixe a timidez de lado e trate de se enturmar o quanto antes!
6. Autoconhecimento
Além de vivenciar coisas novas e diferentes da sua realidade, fazer uma viagem solo é uma oportunidade para refletir sobre sua vida. Este momento de avaliar sobre quem somos e o que temos feito será muito enriquecedor e vai te dar uma nova visão de mundo e de você mesmo.
Então é isso! Viajar sozinho talvez não seja tão ruim assim. Aproveite para fazer um intercâmbio e conhecer o mundo!