Planejar um intercâmbio - Yázigi Travel

Planejar um intercâmbio

Planejar um intercâmbio

Planejar um intercâmbio

No último artigo da nossa série sobre planejar um intercâmbio, queremos te dar algumas dicas que vão ajudar e fazer com que a sua experiência seja completa. Decidir para aonde ir, qual o melhor lugar do mundo para fazer um intercâmbio, qual o seu perfil de viajante e se existe um intercâmbio ideal são pré-requisitos na hora de planejar um intercâmbio. Mas o que é necessário para planejar um intercâmbio? É difícil planejar um intercâmbio?  Decidido o seu destino, agora é hora de tirar os planos do papel. Quer você já tenha feito um pré-planejamento, quer você esteja fazendo planos em longo prazo, gostaríamos de dar algumas orientações.

 

Em que escola vou estudar?

Cada país oferece inúmeras opções de escolas de idiomas, no entanto, algumas delas têm grandes contrastes entre uma e outra. Como saber identificar uma boa escola na hora de planejar um intercâmbio? Os serviços que ela oferece, a sua localização, se ela é autorizada pelo governo para oferecer esses serviços, e entre outros requisitos, vão definir o seu intercâmbio. Uma boa escolha antecipa imprevistos! Mas veja no artigo “Como escolher uma escola para o intercâmbio” as nossas dicas de como fazer isso.

Separamos uma amostra de como é estudar em uma das nossas escolas parceiras:

Vídeo da escola ILSC Vancouver

 

 

Onde vou morar?

Principalmente se você está indo para fora do país pela primeira vez, o Yázigi Travel recomenda que você escolha reservar uma acomodação na hora de planejar um intercâmbio. A maioria das escolas oferece esse tipo de serviço, e a contratação pode ser feita antes do embarque. Morar em uma acomodação da própria escola é uma forma segura, pois, a escola oferece todo o suporte para o aluno durante o período de estadia. E que tipo de acomodação devo escolher quando planejar um intercâmbio? Detalhamos os tipos de acomodação mais comuns no artigo “Tipos de acomodação no intercâmbio”. Sugerimos analisar bem qual desses tipos mais combina com você, pois cada um deles, tem prós e contras.

 

Residência Estudantil da ILSC Vancouver

 

Como vou me locomover?

Muitas acomodações não são próximas da escola, portanto, você deve considerar utilizar pelo menos um meio de transporte. Grandes cidades são conhecidas por terem mais capacidade de oferecer um bom meio de locomoção, como por exemplo, trens e metrôs. Mas o estilo de vida e a estrutura do seu destino também podem determinar como você vai se locomover. Há lugares em que o único meio viável é o ônibus, e em outros, os moradores locais têm o hábito de utilizar bicicletas. Também fizemos um pequeno resumo sobre meios de transporte pelo mundo, incluindo, uma média de quanto você pode gastar com eles:“Gastos com transporte durante o intercâmbio”.

 

 

Se eu ficar doente, o que eu faço?

O que menos queremos que aconteça conosco é ficar doente, principalmente, em um lugar distante da nossa casa. Mas como não temos controle sobre isso, o Yázigi Travel sempre aconselha os seus intercambistas a contratarem um seguro viagem. Mas o que inclui um seguro viagem? Muitos seguros oferecem uma assistência completa ao aluno no exterior, cobrindo despesas com idas a médicos, seja por doença ou incidentes, e até mesmo idas ao dentista quando surgir algum problema emergencial. O sistema do seguro dá direito ao intercambista o atendimento e cobre despesas específicas com um determinado valor. E as regras seguem as diretrizes de cada país. Lembre-se de esclarecer essas dúvidas com a sua agência de intercâmbio.

 

 

 

Planejar um intercâmbio – Alimentação

Como vou me alimentar durante meu intercâmbio? Planejar um intercâmbio também envolve decisões a longo prazo. Independente do período do seu intercâmbio,  te aconselhamos a se organizar para se alimentar adequadamente durante a sua estadia. Se a sua escolha de acomodação for uma casa de família, a grande maioria oferece um plano de refeições garantidas, além disso, contribui para a redução de gastos no dia a dia. Hoje em dia, cidades grandes possuem locais com comidas típicas de vários países, se tornando uma opção para quando você não se adaptar com a comida local. Mas fazer um bom planejamento financeiro na hora de planejar um intercâmbio vai garantir que esse seja o menor dos imprevistos. Mas quanto custa almoçar em um restaurante em Vancouver, por exemplo? Quanto eu gastaria jantando em um restaurante simples em Dublin?  No artigo “Gastos com alimentação durante um intercâmbio” ,  reunimos algumas sugestões sobre isso.

 

 

Planejar um intercâmbio – Gastos extras

Na hora de planejar um intercâmbio, gastos extras devem ser considerados. Mas eu fechei um pacote aqui no Brasil e ainda terei mais gastos para cobrir? Esse valor extra pode cobrir uma série de variáveis durante o seu intercâmbio: gastos com material didático, taxa de alteração de curso ou acomodação, chip de celular para ligações e internet,  excesso de bagagem, perda de voo, traslado do aeroporto para a acomodação e vice-versa, noites extras na acomodação, depósito caução e realizar aulas eletivas.

 

Planejar um intercâmbio – Despesas extras

As despesas extras podem ser encaixadas na categoria de itens que podem ser adicionados, mas não são essenciais. São gastos que você vai se deparar na sua estadia. Planejar um intercâmbio também requer responsabilidade financeira, porque além dos principais gastos mencionados acima, o intercambista pode acrescentar itens para curtir ainda mais a experiência, como por exemplo:  passeios, viagens para outras cidades ou um país próximo, ir a restaurantes com estrelas, comprar itens pessoais, comprar presentes; além de imprevistos com perda e roubo de coisas pessoais.

O Yázigi Travel quer que você perceba a importância do planejamento, de como você pode transformar objetivos em ações. Todos nós temos a tendência de desviar a nossa atenção para quesitos menos relevantes e transformá-los em algo grande a ser resolvido. Mas planejar um intercâmbio é focar algo grande e transformá-lo em outro ainda maior. Pense nisso! Até lá, se tiver mais perguntas, entre em contato .

 

Fotos, vídeos: ILSC, unsplash

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image