(atualizado em 13.05.2020)

Quando as escolas de idiomas vão voltar a funcionar?

Diante da instabilidade e incertezas, as escolas de idiomas estão trabalhando com previsões de reabertura, seguindo a evolução da doença em seu próprio país e das restrições governamentais. Alguns países estão reduzindo as restrições e as escolas de idiomas vão poder reabrir a partir de junho, como é o caso da Nova Zelândia e Austrália. Vejamos as mais recentes atualizações que o Yázigi Travel teve:

Irlanda

– Os voos não foram restritos, mas viajantes estrangeiros são obrigados a permanecerem em isolamento por 14 dias.

– As escolas (tanto regulares quanto de idiomas) e universidades estão com previsão de retorno a partir de setembro.

Nova Zelândia

– A previsão de permissão de entrada de estrangeiros no país é em julho.

– O país está se preparando para baixar o nível de risco no país. Caso seja possível, as escolas de idiomas podem voltar a funcionar a partir de 18.5.

Austrália

– A previsão de permissão de entrada de estrangeiros no país é em julho.

– As escolas de idiomas vão poder reabrir a partir de 1.6.

Canadá

– A permissão de entrada de estrangeiros no país ainda está suspensa.

– As escolas de idiomas estão sem previsão exata de abertura.

Estados Unidos

– A previsão de permissão de entrada de estrangeiros no país ainda está suspensa.

– As escolas de idiomas estão sem previsão exata de abertura

Inglaterra

– Ainda não é recomendado viajar ao país.

– As escolas de idiomas estão sem previsão de abertura.

África do Sul

– A previsão de permissão de entrada de estrangeiros no país ainda está suspensa.

– As escolas de idiomas estão sem previsão de abertura.

Malta

– Malta tem um índice baixo de infectados, mas ainda não é recomendado viajar ao país.

Argentina

– A permissão de entrada de estrangeiros no país está suspensa até setembro.

– As escolas de idiomas estão sem previsão de abertura.

Espanha

– A permissão de entrada de brasileiros no país ainda está suspensa.

– As escolas de idiomas estão sem previsão de abertura.

 

 

 

(atualizado em 25.03.2020)

Diante de todo acontecimento, temos que parar e pensar no passo seguinte. Mas não podemos parar de vez.

Sabemos que agora temos uma pausa passageira, e que você, intercambista, ainda vai continuar tendo sonhos. Mas não desista dos seus sonhos e nem do seu planejamento. Atualmente, o Yázigi Travel conta com uma equipe que está muito empenhada em fazer seus planos acontecerem, seja para o próximo semestre ou para o próximo ano. Esperamos que você não cancele seus planos, porque eles podem ser adiados brevemente, e continuados depois. E o Yázigi Travel está aqui para fazer isso acontecer!

 

 

(atualizado em 19.03.2020)

Devido aos recentes acontecimentos e a gravidade da situação, recomendamos que todos os intercambistas que tenham viagem marcada para esse primeiro semestre do ano entrem em contato com o Yázigi Travel para postergar a data de início do seu programa. Estamos atendendo através do fale conosco, whatsapp (11 973734501) e redes sociais. Não temos previsão de normalização, mas vamos analisar os casos individualmente e priorizar a urgência da situação. O Yázigi Travel ressalta o compromisso com a segurança dos alunos, e tanto nós, quanto as organizações colaboradoras da agência já estamos dando todo o suporte para os alunos que estão em outros países.

 

 

(atualizado em 17.03.2020)

– As escolas de idiomas parceiras do Yázigi Travel no Canadá, Austrália e Nova Zelândia estão suspendendo as aulas durante 30 dias por recomendação do Ministério da Saúde e da Educação locais. Os alunos que já estão no país terão aulas online ou através de app. E os alunos que estão com chegada prevista para os próximos dias receberão suporte, inclusive da acomodação, pois, por novas normas, terão que ficar em quarentena por 14 dias.

– O candidato a au pair que tiver previsão de chegada para março e abril terá a data postergada. As organizações que trabalham com o Yázigi estão auxiliando no processo.

– Muitas escolas nos EUA estão fechando temporariamente. E os alunos brasileiros que fazem High School estão sendo aconselhados a ficarem na casa da família hospedeira junto com a família. O retorno para o Brasil,nesse momento, não é aconselhável.

-Duas escolas parceiras do Yázigi decidiram fechar temporariamente todas as escolas ao redor do mundo  até o fim do mês por precaução.

– A Europa proibiu a entrada de estrangeiros por 30 dias para coibir o aumento do número de casos do coronavírus. Exceções serão abertas apenas para cidadãos europeus, residentes e seus familiares diretos, profissionais de saúde ou de transporte, diplomatas, cientistas e trabalhadores em casos de emergência.

– Alguns países da América Latina fecharam suas fronteiras por tempo indeterminado.

– No Brasil, escolas de 8 estados estão com as aulas suspensas. Além de muitas universidades e faculdades.

– O Yázigi Travel reafirma sua posição de encontrar a melhor solução para o intercâmbio de alunos que já assinaram contrato. Estamos atendendo os alunos através do fale conosco, whatsapp, telefone e redes sociais. A compra e venda de intercâmbio não foi suspensa, porque os alunos ainda podem programar e se reprogramar para o próximo semestre.

 

 

 

(atualizado em 13.03.2020)

No dia 11.03.2020, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou pandemia frente ao novo coronavírus, o covid-19. O que muda com essa posição?  A pandemia foi declarada porque o vírus se espalhou por todo o mundo continuamente. Mas no Brasil, os cuidados de prevenção continuarão a ser feitos da mesma forma que vem sendo anunciado. O Ministério da Saúde está monitorando os casos, e os casos confirmados já estão sendo isolados e tratados. Além do Ministério da Saúde estar planejando medidas alternativas de atendimento. Confira as principais dúvidas sobre o vírus no link a seguir: “Perguntas e respostas sobre coronavírus (COVID-19)“.

O Ministério da Saúde do Brasil ainda não recomenda cancelamento de eventos, aulas ou eventos similares. Como os efeitos da situação são imprevisíveis, ainda não há nenhuma recomendação específica. “Mas como fica meu intercâmbio sob o risco do coronavírus? Devo adiar ou cancelar? Vejamos alguns fatores.

– Malta e Irlanda fecharam oficialmente as escolas temporariamente até o fim de março. Isso inclui as escolas de idiomas. Recebemos comunicados de escolas parceiras do Yázigi Travel de que os alunos que já estão no país terão aulas online, e os que tinham previsão de chegada estão sendo oferecidas alternativas de alteração de datas de início. Portanto, a recomendação é para entrar em contato com a sua agência de intercâmbio ou escola e verificar as opções existentes.

– O governo dos EUA interrompeu a entrada de viajantes estrangeiros vindos do continente europeu por 30 dias, exceto do Reino Unido. A medida é válida para pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em qualquer país da Zona Schengen. Por isso, há a exceção. Cidadãos com residência permanente nos EUA e parentes de cidadãos norte-americanos não entram nessa lista. Portanto, viagens aos EUA ainda estão sendo feitas, exceto por pessoas dos países citados.

– Com a queda das bolsas de valores e instabilidade das moedas estrangeiras, as companhias aéreas estão enfrentando uma crise e não têm resoluções concretas para passagens compradas. Muitas companhias já cancelaram voos de diversos passageiros por decisão própria, e nesse caso, o passageiro tem direito a remarcar a sua passagem ou pedir reembolso. Com a situação atípica, a Anac e o Procon ainda não entraram em comum acordo sobre o que deve ser feito. A melhor alternativa é conversar diretamente com a companhia. Algumas companhias já flexibilizaram e emitiram um comunicado favorecendo o consumidor, que você pode verificar no artigo abaixo. Porém, o Ministério Público Federal está acompanhando a situação e está exigindo medidas protetivas a favor do consumidor, incluindo em reservas de hospedagens.

– O serviço de hospedagens Airbnb anunciou um programa especial para auxiliar seus clientes que quiserem adiar ou cancelar as reservas.

– O Ministério da Saúde do Brasil já afirmou que as operadoras de sáude devem cobrir os gastos com o diagnóstico e tratamento da doença, inclusive o SUS (Sistema Único de Saúde). Embora as resoluções ainda não tenham sido estabelecidas, os brasileiros terão direito à assistência médica

Fazer ou não um intercâmbio sob o risco do Coronavírus

  • Eu fechei meu intercâmbio para o primeiro trimestre do ano, mas ainda não comprei passagens. O que eu faço agora? Vou para o meu intercâmbio mesmo sob o risco do coronavírus?

A decisão é pessoal, mas o Yázigi Travel disponibiliza consultores de viagem para esclarecerem todas as suas dúvidas. Estamos em contato com nossas escolas parceiras, e caso o aluno decida adiar a sua viagem, estaremos prontos para negociar com a escola essa alteração para minimizar o desgaste para ambos os lados.

  • Mas e se eu já reservei passagem e acomodação?

Se a acomodação for com a escola em que o aluno for estudar, iremos fazer a mesma negociação de alteração com a escola. Em casos de serviços de terceiros, recomendamos que entre o mais rápido possível em contato com a empresa em questão. Se a empresa prestadora de serviço não resolver o problema, o Procon orienta entrar em contato com o órgão.

  • Se eu adiar meu intercâmbio para o mês que vem, que garantias eu tenho?

Reafirmamos nosso compromisso de auxiliar o aluno a encontrar a melhor solução para o problema. Mas estamos diante de uma situação imprevisível . Portanto, não podemos garantir uma data para que o surto tenha passado e o aluno possa embarcar. Entre em contato conosco que analisaremos a sua situação! Lembrando que os programas que comercializamos são diferentes entre si, e alguns programas têm datas muito específicas. Solicitamos que não deixe de falar sobre isso!

  • E se eu decidir ir para o intercâmbio mesmo sob o risco do coronavírus, meu seguro viagem cobre esse tipo de evento?

As empresas parceiras do Yázigi Travel  estão atentas à situação e possuem assistência e dão suporte para o viajante que apresentar sintomas ou diagnóstico do coronavírus.

 

Acompanhe em tempo real a situação do coronavírus no mundo:

Covid-19

Ministério da Saúde

 

 

Fontes: saúde.gov, uol, bbc, arcgis,unsplash, world health organization, travel.gc.ca

 

 

 

10.03.2020

O covid-19 (mais conhecido como novo coronavírus) pegou muita gente de surpresa, principalmente a comunidade científica e o setor de aviação que não esperavam um impacto tão grande. “Mas eu vou viajar semana que vem para o Canadá! E quanto ao meu intercâmbio, como fica sob o risco do coronavírus? Devo viajar mesmo assim?”

A OMS (Organização Mundial de Saúde) ainda está monitorando a situação, porque o vírus é um “território desconhecido” até mesmo para os especialistas. As orientações do órgão são de que cada país deve monitorar e adotar ações de prevenções. No Brasil, o Ministério da Saúde vai começar a realizar testes até mesmo em pacientes que não viajaram, mas que apresentam sintomas de gripe e pacientes internados com quadros respiratórios graves (medida atualizada em 09.03.2020). Mas não há nenhuma recomendação fora do comum. 

 

 

O Yázigi Travel preparou uma série de respostas para as principais perguntas feitas recentemente a nós sobre realizar um intercâmbio sob o risco do coronavírus.

Intercâmbio sob o risco do Coronavírus

  • Eu já fechei meu pacote e vou no primeiro trimestre desse ano. Devo fazer o intercâmbio mesmo sob o risco do coronavírus?

Atualmente os países com o maior número de casos confirmados e investigados são China, Coreia do Sul, Japão, Itália e Irã. Mas há somente uma orientação oficial do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para não viajar para regiões mais afetadas da China. Mas pela situação delicada nos outros países citados, uma viagem para esses destinos deve ser evitada se possível.

 

  • Posso perder o valor que já paguei pelo meu intercâmbio?

Até que seja feita uma declaração por órgãos competentes, não há restrições para viagens internacionais. Ao fechar um acordo, o intercambista deve estar ciente de todas as cláusulas e multas em caso de quebra de contrato. Mas orientamos, que se o viajante estiver indo para um intercâmbio em um lugar sob o risco do coronavírus, entre em contato com os fornecedores de serviço. Para que você e eles possam encontrar a melhor solução para que não haja prejuízos financeiros para ambos os lados. Em casos contrários, o viajante estará sujeito às penalidades previstas em quebra de contrato.

 

  • Estou com passagem marcada e vou fazer um intercâmbio em Toronto. Devo cancelar ou adiar meu intercâmbio por causa do risco do coronavírus?

Não há nenhuma declaração de órgãos oficiais sobre não realizar viagens para outros países, exceto os citados acima. Orientamos que a decisão pessoal seja baseada em fatos e que o intercambista questione e pesquise sobre alternativas possíveis junto a agência de intercâmbio e empresas prestadoras de serviços.

 

  • Será que consigo fazer alterações no meu voo?

Por causa da situação, algumas empresas aéreas anunciaram recentemente novas políticas para cancelamento e remarcação de passagens sem custos para o passageiro, mesmo em conexões.  A seguir, algumas delas:

  • A TAP anunciou a redução de 3,5 mil voos para esse primeiro semestre. A companhia vai permitir que o passageiro altere a data ou o destino do seu voo comprado esse mês sem custos adicionais.
  • A Azul anunciou a suspensão temporária dos seus voos com destino a Porto, em Portugal.
  • A Lufthansa suspendeu 50% da sua capacidade para as próximas semanas e vai permitir alterações.
  • A LATAM cancelou temporariamente seus voos para Milão, na Itália, e vai permitir remarcação gratuita.
  • A Air Canadá anunciou políticas de cancelamento e remarcação para quem está viajando de ou para determinados países.
  • A American Airlines vai permitir remarcação de passagens sem custo mesmo para conexões em cidades afetadas.
  • A Avianca vai permitir alteração de destino em voos para os EUA, Canadá e Europa.
  • A Air China vai permitir que seus passageiros peçam reembolso dos seus bilhetes.
  • A Alitalia vai permitir que os passageiros façam remarcação de suas passagens sem custo em voos comprados durante março.

*Cada companhia aérea seguirá sua própria diretriz. Consulte as informações diretamente.

Em casos regulares de cancelamento de voos, veja o último artigo que disponibilizamos com as regras gerais utilizadas pela ANAC e o que deve ser feito: “O que fazer em casos de cancelamento de voos?”. Se a empresa prestadora de serviço não resolver a questão, o Procon orienta entrar em contato com o órgão.

 

  • Eu posso adiar a data do meu curso?

As escolas de idiomas parceiras do Yázigi Travel disponibilizam opções para alteração de datas de início do curso ou alterações do próprio curso. Assim como as hospedagens da própria escola. Recomendamos que o aluno faça alterações com no mínimo 1 mês de antecedência, porque existem taxas adicionais que serão cobradas em casos de alteração muito próxima à data original de início do curso. Mas os casos são analisados individualmente, por isso, procure um consultor de viagem para esclarecer dúvidas.

 

  • E se eu apresentar os sintomas da doença e não tiver seguro viagem?

O Yázigi Travel acredita que, mesmo durante um intercâmbio de curta duração, é importante ter um seguro de viagem que possa te dar assistência médica durante o período em que estiver fora. As situações que podem ocorrer estão fora do controle pessoal e incentivamos ter alternativas de prevenção. Por isso, não saia do Brasil sem a contratação de um seguro.

  • Os seguros de viagem têm cobertura caso eu apresente sintomas do vírus?

As empresas parceiras do Yázigi Travel  estão atentas à situação e possuem assistência e dão suporte para o viajante que apresentar sintomas ou diagnóstico do coronavírus.

 

 Para outras informações e dúvidas sobre intercâmbio, fale conosco !

Fontes: BBC, globo.com, veja, unsplash

 

 

 

Texto por Flávia Soares