Intercâmbio na França

Intercâmbio na França

Intercâmbio na França

Seja pela arquitetura recheada de monumentos históricos, pelas paisagens bucólicas, ou, ainda, pela boêmia parisiense retratada em filmes e livros: na verdade, a França é um destino cheio de história, cultura, belezas naturais, gastronomia e muito charme que fica até difícil escolher qual o maior e melhor atrativo dela.

A educação francesa recebe cerca de 20% do orçamento governamental. O resultado é um ensino de ponta, com foco na formação humanista, que conta com a tradição na excelência em pesquisa e inovações tecnológicas proporcionadas pelas écoles (instituições que oferecem uma formação especializada de alto nível). O investimento também permite que as universidades sejam públicas e traz benefícios como auxílio-moradia, descontos em transportes, alimentação, lazer e bolsas de estudo – isso também vale para estudantes estrangeiros. Estes, se optarem por um curso de Francês, encontram escolas no país inteiro, da capital às cidades menores.

Fazer um intercâmbio na França pode lhe trazer uma boa desenvoltura no Francês e render abertura de muitas portas: afinal, há mais de 136 milhões de falantes nativos e cerca de 500 milhões incluindo os que falam como segunda língua ou como língua estrangeira em 56 países.

Intercâmbio na França

Intercâmbio-na-França-lingua-francesa

Desde o dia 1º de março de 2018, ficou mais fácil para brasileiros, de 18 a 30 anos, realizarem o intercâmbio na França. Um acordo bilateral chamado Programa Férias-Trabalho vai oferecer a brasileiros e franceses a oportunidade de passar um ano no outro país para os estudos com a possibilidade de trabalhar no local, desde que tenha esse novo visto.

Para os brasileiros que solicitarem o visto de um ano para a França, deverão seguir os requisitos:

  • Ter entre 18 e 30 anos completados na data da apresentação do pedido de visto.
  • Não ter sido beneficiado por esse programa na França.
  • Não partir com crianças sob seus cuidados.
  • Ser titular de um passaporte válido.
  • Adquirir uma passagem aérea de volta ou ter recursos suficientes para comprar a passagem de volta.
  • Dispor de recursos financeiros necessários para atender às suas necessidades no início da estadia.
  • Apresentar uma carta de motivação e um curriculum vitae.
  • Apresentar um atestado médico e um certificado de nada consta.
  • Dispor de um seguro pessoal cobrindo todos os riscos ligados a doenças, maternidade, invalidez, hospitalização e repatriamento durante a estadia.

Para obter o visto você deve agendar o atendimento diretamente no site da Embaixada Francesa.

Brasileiros que queiram fazer um curso de Francês de curta duração ou simplesmente visitar a França a turismo ou não precisam de visto, desde que a estadia prevista seja de até três meses.

Custo de Vida na França

Intercâmbio-na-França-Custo-de-vida-na-frança

Razões para fazer intercâmbio na França

1. Possibilidade de trabalho no seu período de estudo
2. É fácil de aprender e ajuda no aprendizado de outros idiomas
3. Diferencial para carreira profissional
4. Acesso privilegiado à cultura
5. Ingresso para grandes universidades
6. Transporte público eficiente
7. Alta gastronomia
8. Facilidade para viagens a países vizinhos

Pessoas de todas as idades podem fazer intercâmbio na França. Existem programas específicos para adolescentes, para jovens que pretendem aprender Francês e praticá-lo no dia a dia, para quem quer combinar com aulas de culinária, para quem deseja entrar em uma universidade ou para adultos de 50 anos que querem unir as aulas explorando as cidades.

Você já conheceu um pouquinho sobre o país e as razões para estudar lá. Que tal conferir os tipos de intercâmbio existentes na França que se enquadra ao seu perfil e objetivos?

De 13 a 17 anos
Programa de Férias: neste programa, o aluno estuda o Francês pela manhã ou à tarde (dependendo da cidade) e completa o calendário escolar com aulas de esportes, como tênis, vela, remo, canoagem, corrida, surf, escalada, rafting, entre outras. Nas horas livres participam de atividades sociais e lazer. Aos finais de semana, a galerinha participa de excursões pela redondeza sempre acompanhada de monitores da escola.

Cidades: Nice e Biarritz

intercambio na frança-ferias

De 14 a 17 anos
High School (Ensino Médio): um programa de estudos que permite ao aluno cursar uma parte ou todo o Ensino Médio na França. O estudante que optar por esse programa vivencia a fundo o dia a dia Francês, como um autêntico cidadão. Participa de atividades sociais, culturais e esportivas, ganha um novo círculo de amizades e se integra a uma nova família ou divide um dormitório com outros estudantes, assumindo, ainda, o desafio de se ver responsável por suas decisões. É também uma incrível oportunidade para entrar em contato com matérias escolares diferentes das disponíveis no Brasil, ampliando horizontes que poderão ajuda-lo no ingresso para a universidade e na sua escolha profissional.

Cidades: o estudante não tem opção de escolha da cidade, porém pode escolher a região que quer morar e estudar. São elas: Paris Region, La Reunion Island, French Riviera, Brittany, Vendee, Normandy, North, Alsace and East, Pays de la Loire, Charentes, South West, Midi-Pyrennees, Centre, Provence ou Rhone.

A partir dos 16 anos
Cursos de Francês geral: é curso regular e para todos os níveis de conhecimento no idioma. As aulas são flexíveis para atender as necessidades e objetivos de cada aluno, que combinam o Francês geral e aulas temáticas que permitirão o aluno progredir mais rápido, melhorar as habilidades linguísticas e enriquecer o conhecimento da cultura francesa!

Você é quem escolhe a duração, a carga horária e se quer ter algumas aulas particulares.

Cidades: Paris, Nice, Bordeaux, Biarritz e Martinique

Curso preparatório para exames: este programa fornecerá aos alunos as ferramentas-chaves para passar nos exames A-Level/Abitur, DELF e DALF. Combina aulas gerais de Francês para melhorar suas habilidades de fala e escrita e módulos que se concentrarão na metodologia, compreensão e produção oral da língua francesa!

Cidades: Bordeaux, Biarritz, Paris, Nice

Curso de Francês com esportes: você pode aprender Francês enquanto desfruta do seu esporte favorito. Este formato de curso combina a aprendizagem do idioma com a prática de uma atividade esportiva que pode ser: kitesurf, mergulho, surf, tênis, golf ou fitness. Se você é um iniciante ou um aluno avançado, o programa está aberto a todos!

Cidades: Martinique, Nice e Biarritz

intercambio-na-frança-degustação-de-vinho

Curso de Francês com atividades: você vai aprender Francês e descobrir a França de uma maneira diferente com esse curso. Tenha aulas do idioma com opcionais do seu hobby, como culinária, gastronomia francesa, turismo, enologia e moda e estilo.

Cidades: Bordeaux, Biarritz, Paris, Nice

A partir do 50 anos
50+: Este programa é ideal para alunos com mais de 50 anos e foca o aprendizado do Francês em aulas matinais e às tardes livres para passeios e excursões em diversões lugares incríveis, tudo isso com pessoas maduras e da mesma faixa etária.

Cidade: Nice

Se você quer fazer curso na França é só escolher o curso que mais tem a ver com os seus objetivos e se jogar nele. Vem falar com os nossos consultores sobre esse país encantador.

Imagens: Divulgação

1 Comment

  • keesto Postado 10 de março de 2018 00:12

     No caso dos brasileiros, os titulares deste visto podem permanecer na França por um período máximo de um ano, sem ter a obrigatoriedade do registro junto ao OFII (L’Office Français de I’immigration et de I’intégration – Escritório Francês de Imigração e Integração) e não podem prolongar a sua estadia na França ou solicitar uma autorização de residência na Prefeitura.  Porém, o titular de um visto Férias Trabalho está autorizado a procurar e ocupar um emprego de acordo com os regulamentos franceses após sua chegada na França. Para realizar os pedidos é necessário agendamento prévio e devem ser feitos com antecedência de no máximo 2 meses antes da viagem para a França.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image