Intercâmbio na Alemanha

Intercâmbio na Alemanha

Intercâmbio na Alemanha

A Alemanha é um dos países mais procurados por intercambistas em busca no aprendizado do idioma alemão e também pela oportunidade em uma colocação no mercado de trabalho no ramo automobilístico de empresas alemãs com forte presença aqui no Brasil, como Volkswagen, Mercedes e BMW.

Com a queda do muro de Berlim, em 1989, acabou a divisão da nação, que hoje é a principal potência econômica da Europa. As metrópoles Berlim e Frankfurt, por exemplo, oferecem diversas opções culturais e de entretenimento e sua modernidade atrai estudantes de diversas partes do mundo.

Mas a Alemanha também tem suas cidades medievais, como a charmosa Füssen, localizada na fronteira com a Áustria, e que abriga lindos castelos de Neuschwansteun e Hohenschwangau, do antigo rei Ludwig. Na região da Baviera, está Munique, com aspecto menos cosmopolita que a capital, Berlim. Lá é possível aproveitar os bons museus e o clima descontraído, com os biergartens (“jardins de cerveja”), bares que servem cervejas em canecas grandes. A cidade é a terceira maior produtora mundial de cerveja, com seis fábricas. A Oktoberfest, festival de cerveja que atrai 6 milhões de turistas todos os anos, é realizada em Munique.

Diante de um ambiente repleto de história e fatos atuais, fazer intercâmbio na Alemanha é uma grande e excelente escolha.

Por que fazer intercâmbio na Alemanha?

1. Brasileiros não precisam de visto para cursos de idiomas de até 90 dias.
2. Visitar outros países que fazem fronteira com a Alemanha: França, Luxemburgo, Bélgica, Holanda, Polônia, Dinamarca, Suíça, República Tcheca e Áustria.
3. Aprender o alemão vivendo entre os nativos.
4. Praticar esportes, como bicicleta, esqui, snowboard, windsurfe, caminhadas e fazer passeios de iate ou barco.
5. Ótimas universidades voltadas para as áreas de Tecnologia, Engenharia Automobilística, Ciências Sociais, História e Psicologia.
6. Fácil locomoção em todas as cidades por transporte público ou bicicletas.
7. Provar a culinária típica, como o currywurst (salsicha de porco servida frita ou grelhada, com molho levemente picante), as melhores cervejas do mundo (Paulaner Hefe-Weissbier Naturtrüb, Oettinger Pils, Weihenstephaner Vitus) e o apfelstrudel (massa recheada com maçã, canela, açúcar, passas e migalhas de pão).
8. Visitar galerias de arte, museus e diversos monumentos repletos de importância histórica, como o Muro de Berlim.
9. Estudantes universitários brasileiros têm permissão de trabalho durante a permanência no país.

Custo de vida na Alemanha

Intercâmbio na Alemanha - Custo de vida na Alemanha

Você já conheceu um pouquinho sobre o país, os motivos para estudar lá, que tal conferir o tipo de intercâmbio na Alemanha que se enquadra ao seu perfil e objetivos?

A partir dos 07 anos
Programa de Férias: Um divertido acampamento de verão para crianças. Neste programa, o aluno estuda o alemão pela manhã e à tarde e noite participam de todas as atividades, como futebol, passeio de barco, teatro, olimpíadas, escalada na montanha, karaokê, entre outras atrações com estudantes da mesma faixa etária e de várias nacionalidades. Aos finais de semana, a galerinha participa de excursões pela redondeza, acompanhados de monitores da escola.

Intercâmbio na Alemanha-férias para adolescentes

Cidades: Berlim, Munique

A partir dos 11 anos
Middle School (boarding): É equivalente ao nosso fundamental II, do 6º ao 8º ano, e estudam as matérias obrigatórias: matemática (álgebra, geometria, pré-cálculo, estatística), ciências (biologia, química e física), história (história, geografia, economia), educação física. Além das matérias obrigatórias, os alunos escolhem algumas matérias extras: artes, música, esportes, teatro.

Cidades: Berlim, Brandenbur, Schondorf (próximo de Munique)

De 14 a 17 anos
High School (Ensino Médio): É uma modalidade de intercâmbio de estudo no ensino médio na Alemanha por um ou dois semestres letivos, que possibilita ao estudante a participação e convivência em uma nova família e em uma escola alemã. No programa o participante poderá ampliar e desenvolver o seu conhecimento no idioma alemão e ainda desenvolver o amadurecimento e autoconhecimento.

O ano letivo na Alemanha tem início em agosto ou setembro, divididos em 2 semestres e as datas de início de cada semestre variam de acordo com a região. Já a rotina na escola é a mesma do Brasil, com matérias acadêmicas, como matemática, história, ciências e extracurriculares fora do horário de estudo, como esporte, dança, música, entre outros, além das lições de casa, claro!

O sistema educacional alemão é diferente do Brasil. As escolas são dividias em três tipos: hauptschule – que oferece formação geral e prepara aluno para escolas profissionalizantes básicas; realchule – que também oferece formação geral, mas os estudantes são habilitados para cursos técnicos mais avançados; e o gymnasium – que tem duração de nove anos e oferece uma formação mais profunda, direcionando o aluno para as universidades que desejar. A decisão por qual tipo de escola optar é com base no histórico escolar do aluno e decidido pelos professores e pais.

Intercâmbio na Alemanha-high school na Alemanha

Cidades: Bayreuth, Berlim, Bremen, Hamburgo, Koblenz, Lübeck, Minden, Nürnberg

A partir dos 17 anos
Ensino Superior: as universidades alemãs oferecem excelentes oportunidades de estudo para estudantes de todo o mundo. Para poder fazer uma graduação na Alemanha, você precisa comprovar que possuí um bom nível de alemão através dos certificados de proficiência o TestDaF e também existe a possibilidade de fazer a graduação em inglês. Durante o período de estudos, universitários têm permissão de trabalho, podendo trabalhar de maneira remunerada até 20 horas por semana. Para mais informações sobre o programa de Universidades, consulte-nos.

Intercâmbio na Alemanha-graduação na Alemanha

Cidades: Berlim, Frankfurt

A partir dos 18 anos
Cursos de alemão geral: você estará imerso na cultura do país e aprenderá o idioma através do contato direto, o que facilitará o aprendizado. O curso é projetado para todos os níveis de conhecimento no idioma, desde alunos iniciantes aos avançados, e ideal para melhorar a capacidade do aluno de se comunicar de forma eficaz e adquirir confiança no uso do idioma. A abordagem das aulas é extremamente dinâmica para a gramática, conversação e pronúncia, bem como o desenvolvimento da leitura, escrita e audição. Os cursos de alemão na Alemanha são bem flexíveis e o estudante pode escolher a data de início de suas aulas, a duração e a carga horária do curso.

Cidades: Hamburgo, Munique, Berlim, Frankfurt, Heidelberg

Alemão para Negócios: curso para profissionais da área de negócios que precisam usar o alemão no local de trabalho. O estudante irá aprofundar seu vocabulário comercial e terá a chance de praticar através de simulações, debates e da análise de casos específicos, muito semelhantes ao que acontece no mundo real dos negócios.

Cidades: Hamburgo, Munique, Berlim, Frankfurt, Heidelberg

Curso de idiomas preparatório para exames: prepara o aluno para o ingresso em uma universidade no exterior ou em uma empresa multinacional através de uma qualificação internacionalmente reconhecida nos certificados Telc, Goethe e TestDaF.

Cidades: Hamburgo, Munique, Berlim, Frankfurt, Heidelberg

Teacher Training: Neste curso, os alunos são preparados para novas metodologias de ensino na prática em sala de aula do momento atual. Enquanto o participante aprimora o seus conhecimentos de alemão, o mesmo entrará em contato com a literatura especializada e experimentará uma variedade de materiais didáticos especialmente desenvolvidos para a aula de alemão como língua estrangeira para não nativos.

Cidade: Hamburgo, Munique, Berlim, Frankfurt, Heidelberg

Alemão + estágio não remunerado: ideal para estudantes de graduação, pós-graduação ou recém-formados há até 12 meses que quer começar a carreira profissional com destaque, fazendo um estágio na Alemanha. O participante vai ter a oportunidade de aperfeiçoar o idioma enquanto desenvolve várias habilidades profissionais no dia a dia de uma empresa ou instituição alemã, além de fazer contato com pessoas do mundo todo e conhecer uma nova cultura.

As áreas de estágio são: Arquitetura, Artes e Cultura, Administração e Negócios, TI, Design Gráfico, Direito, Marketing, Publicidade, Ecologia, Serviço Social, Turismo e Eventos.

Cidades: Berlim

A partir dos 30 anos
30+: é um programa especificamente para alunos que tem 30 anos ou mais, que querem compartilhar suas experiências com estudantes maduros e que tenham interesse em ampliar sua rede internacional de novos amigos. Através de conversação, audição, leitura e escrita, o participante aprenderá o idioma e irá explorar a cidade de uma maneira inesquecível. Durante as aulas e atividades, você aprenderá sobre cultura, história pessoal e profissional de seus colegas.

Intercâmbio-na-Alemanha-30+-na-Alemanha

Cidades: Munique, Berlim

Viu só como motivos não faltam para você decidir pelo seu intercâmbio na Alemanha? Se encaixou em algum tipo de programa? Vem falar com os nossos consultores sobre esse magnífico país, cheio de oportunidades para o seu futuro.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image