Cumprimentos ao redor do mundo - Yázigi Travel

Cumprimentos ao redor do mundo

Cumprimentos ao redor do mundo

Cumprimentos ao redor do mundo

Antes de chegar ao país que você fará intercâmbio é bom conhecer um pouco dos modos e costumes que os locais possuem. Ao redor do mundo nos deparamos com as mais diversas formas de cumprimentos entre as pessoas. São gestos ou palavras que caracterizam aqueles que o praticam, suas crenças e seus valores e que são respeitadas até os dias atuais.

Do aperto de mão ao beijinho de esquimó, listamos alguns exemplos de como as pessoas se cumprimentam em outros países.

Índia: Namaste
Namaste, traduzido é “curvo-me perante ti”, é sinal de respeito ao próximo e à vida. A saudação originou-se na Índia e hoje é também bastante usada no Nepal e entre hinduístas. Ao pronunciar a palavra, a pessoa junta às palmas da mão e as aproxima ao coração, curvando o corpo levemente para frente. O gesto expressa um grande sentimento de respeito, invoca a percepção de que todos os indivíduos compartilham da mesma essência, da mesma energia, do mesmo universo. Portanto, o termo e a ação possuem uma força pacificadora muito intensa.

cumprimentos ao redor do mundo

Nova Zelândia: Hongi
O cumprimento tradicional dos Maoris (povo nativo) da Nova Zelândia é o Hongi que, em tradução livre significa “o compartilhar do sopro da vida”, é feito quando as pessoas se encontram. Nesse momento elas se tocam ou esfregam o nariz contra o da outra pessoa. Esse gesto representa, além da respiração do mesmo ar, a união das mentes.

cumprimentos ao redor do mundo

Alaska, Groenlândia e Sibéria: Kunik
O famoso beijo de esquimó é verdade! O cumprimento conhecido como kunik é uma tradição esquimó – povos indígenas que habitam regiões em torno do Círculo Polar Ártico-, que envolve cheirar as bochechas, nariz e testa de amigos e familiares ao invés de esfregar o nariz contra o da pessoa que se deseja saudar, como pensamos ser. Este cumprimento é um sinal de afeição, no qual a pessoa aperta seu nariz e lábio superior contra a pele de pessoas queridas para sentir o seu perfume.

Japão: Ojigi
Curvar-se é a forma mais tradicional e comum de homens, mulheres e crianças ao cumprimentarem uns aos outros, já que o aperto de mãos é uma prática estranha na cultura japonesa. Essa reverência varia entre acenos de cabeça sutis e informais entre amigos, até curvaturas de 90 graus ao dirigir-se a alguém de alto status social. Reverências longas são símbolos de cuidado e respeito e são feitas com as costas retas e os olhos voltados para o chão. Homens deixam as mãos ao lado do corpo enquanto mulheres apertam suas mãos uma contra a outra.

cumprimentos ao redor do mundo

Rússia: abraço apertado e beijo
Os russos apertam as mãos firmemente, logo em seguida, abraçam a outra pessoa bem apertado (abraço de urso!) e beijam, alternando as bochechas, duas ou três vezes.

Malásia: I greet you from my heart
Esticam-se as suas mãos e tocam as pontas dos dedos da outra pessoa. Depois eles trazem suas mãos para o coração num lindo gesto que significa “I greet you from my heart” “Cumprimento você de coração!” O interessante é que somente pessoas do mesmo sexo cumprimentam-se assim.

Oriente Médio: salaam aleikum
Nos países islâmicos, o cumprimento tradicional é feito só com a mão direita tocando o coração, depois a testa e por último faz-se um meneio no ar para cima da cabeça. Os gestos são acompanhados das palavras que dão nome à saudação: salaam aleikum, o famoso “salamaleico”, que significa “que a paz esteja convosco”.

Havaí e outros destinos praianos: Aloha
Cumprimento de quem é do surf. O gesto de shaka, conhecido como hang loose é efetuado com uma das mãos com o dedo polegar e mindinhos pra cima e os outros dedos fechado. Pode ser acompanhado com um movimento similar a um tchau. Esse cumprimento surgiu quando um surfista que possuía apenas os dedos polegar e mínimo acenava para os nativos depois de se arriscar nas altas ondas do Havaí.

cumprimentos ao redor do mundo

Itália, França, Brasil e Argentina: beijinho na bochecha
A troca de beijo no rosto entre homens, familiares e amigos é bem corriqueira, que variam de dois a três beijos na bochecha. Mas em geral essa é uma saudação mais comum entre as mulheres.

Tailândia: Wai
Os tailandeses cumprimentam-se através do Wai que demonstra que tipo de relacionamento possuem com as pessoas que estão cumprimentando. Para cumprimentar os amigos, os tailandeses juntam as mãos com as pontas dos dedos voltadas para cima em frente ao peito. Para eles, representa um gesto de igualdade.

cumprimentos ao redor do mundo

Quando trata de pessoas de respeito como pessoas idosas, por exemplo, eles posicionam suas mãos unidas em frente à testa. No entanto, se a pessoa for realmente muito importante e respeitada eles ajoelham-se, reverenciam e unem suas mãos em frente à testa.

Ah! E não ouse colocar suas mãos abaixo da cabeça, pois é considerado um insulto para os Tailandeses!

Seguindo alguma dessas dicas, com certeza você será muito bem recebido em qualquer lugar do mundo e evitará passar por algum tipo de constrangimento diante do conhecimento dessa diversidade de símbolos e sinais. Em sua próxima viagem faça esse exercício de cumprimentar as pessoas nas ruas da forma mais adequada possível e você perceberá que a língua vai muito além das palavras. As suas expressões corporais têm muito mais significado.

Fotos: divulgação

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image