Como se organizar para a sua viagem de intercâmbio

Como se organizar para a sua viagem de intercâmbio

Como se organizar para a sua viagem de intercâmbio

A preparação de um intercâmbio, apesar de prazerosa, requer muita pesquisa e tempo para o planejamento. Algumas decisões podem esperar um pouco, enquanto outras não podem ser deixadas para a última hora. É claro que cada intercambista tem a sua maneira e o seu ritmo para organizar as coisas, mas é sempre muito bacana ter algo para tomar como base. Este cronograma explica como você deve se organizar para a sua viagem de intercâmbio. Tente segui-lo e boa sorte!

A no mínimo seis meses da viagem:
– comece a pesquisar sobre os destinos, curso e escola através de agências associadas à BELTA.
– definido o programa, vá atrás da documentação necessária, como passaporte (caso já o possua, certifique-se de que na ocasião da viagem o documento tenha no mínimo seis meses de validade), visto e passagem. Fique atento aos prazos do consulado e da Polícia Federal antes de definir a data da viagem- as datas da passagem deve ter a duração do curso para que você não tenha problemas na hora de entrar no país.

A oito semanas:
– se estiver em uma escola de idiomas, intensifique os estudos. Quanto mais preparado chegar, melhor será o seu desenvolvimento. Se não está estudando, comece por conta própria.

A sete semanas:
– contrate um seguro-saúde. Parece dispensável, mas é superimportante para casos de acidentes.

A seis semanas:
– escolha como irá levar dinheiro, cartão de viagem ou espécie. Se vai preferir usar o cartão de crédito. De qualquer forma, é sempre bom ter uma quantia em moeda local na sua chegada ao país.

A cinco semanas:
– mesmo com tanta informação disponível na internet, compre um guia da cidade/região escolhida para começar a se familiarizar com os costumes locais, como gastronomia, funcionamento do transporte público, etc.

A quatro semanas:
– grave suas músicas preferidas para levar. Se deixar para a última hora, vai acabar esquecendo.
– separe livros que gostaria de ler durante a viagem.

A três semanas:
– faça uma lista de tudo o que você pretende levar e veja o que vai precisar comprar, como produtos de uso pessoal, remédios, adaptadores de tomada, cadeado, caderninho para anotações, roupas, mala, etc.
– para aqueles não dispensam registrar cada momento da viagem, certifique-se que sua máquina fotográfica está funcionando bem e não esqueça os acessórios como tripé, lentes, memory cards, bateria.

A duas semanas:
– confira sua lista novamente e veja se falta ou sobra alguma coisa – quase sempre colocamos muito mais coisas do que necessário na bagagem! Aproveite para fazer cópias dos seus documentos, principalmente da página com a foto e o número do passaporte (pode ser útil em caso de perda ou roubo)

Última semana:
– comece a arrumar a mala com antecedência para não levar o que não precisa. Não esqueça que fará compras na viagem, por isso é sempre bom deixar espaço na mala. Coloque a documentação na mala de mão – passagem, confirmação do curso, hospedagem, passaporte e dinheiro – e deixe as cópias na bagagem que irá despachar.
– não se esqueça de pegar a máquina fotográfica, os livros, carregadores dos equipamentos, fotos da família e também alguns presentinhos para a família e/ou amigos lá de fora e boa viagem!

E aí? Gostou das dicas? Esperamos que essas dicas tenham ajudado no planejamento para o seu intercâmbio.

Com o Yázigi Travel você embarca para a melhor experiência da sua vida e volta com uma bagagem cheia de lembranças e conhecimento.

Foto: Divulgação

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image