Como pensar em outro idioma através da dança - Yázigi Travel

Como pensar em outro idioma através da dança

Como pensar em outro idioma através da dança

Como pensar em outro idioma através da dança

Assim como a música, a dança é uma expressão de arte e é algo que identifica a cultura e a história de um país. Nós já falamos aqui sobre “Como pensar em outro idioma com músicas” e como isso pode te ajudar antes de ir para o intercâmbio. Hoje vamos falar um pouco sobre como pensar em outro idioma através da dança. A dança é uma das expressões mais antigas da humanidade, e que provavelmente, surgiu como uma forma de comunicação. Mas como pensar em outro idioma através da dança pode me ajudar no intercâmbio? Como pensar em outro idioma através da dança contribui para a minha experiência como intercambista?

Quando viajamos, queremos ver todas as coisas ao mesmo tempo: visitar museus, ir a um ponto turístico famoso, comer a comida local, e tudo isso faz parte da experiência. Mas quando temos a oportunidade de passar mais tempo em um país, isso se torna uma ótima chance de incluir nessa experiência atividades que nos deixem mais próximos daquela cultura. E um intercâmbio é ideal para isso. Uma dessas atividades é tentar conhecer a música típica, ou se houver , a dança típica daquele país. Vamos conhecer alguns tipos de danças tradicionais de alguns países, e que ao longo do tempo, conseguiram se expandir para o mundo atraindo amantes de outras partes do mundo.

 

Como pensar em outro idioma através da dança

Dança Irlandesa

Há registros de que a dança irlandesa tenha se originado com os celtas através de rituais, os celtas fazem parte de uma civilização que teve grande influência na cultura de povos europeus na antiguidade. Hoje, a dança irlandesa tem versões diferentes em cada região do país, tem o jigs, reels, hornpipes, sets, half sets, polkas e o sapateado. Mas ela tem apenas duas técnicas de dança baseadas nos calçados usados: uma baseada nos passos do balé e outra nos passos do sapateado.

*Há muitos grupos e estúdios de dança especializados em dança irlandesa no Brasil, principalmente em São Paulo.

Tango

O tango, além de um estilo musical, é um estilo de dança. Nascido por volta dos anos 1850, o tango não tem uma origem exata, mas há registros de que se originou no subúrbio entre a Argentina e o Uruguai. Há também registros das diversas influências sobre a música e a dança, com elementos da cultura espanhola e cubana, com a habanera. Mas o tango era hostilizado e só passou a ser aceito pela burguesia quando foi levado para Paris nos anos 10, e após isso, teve alterações nos passos e no ritmo musical.

Flamenco

O flamenco nasceu nas Espanha, na região da Andaluzia, criado pela minoria cigana e com influência dos judeus e mouros (os árabes). Inicialmente, o flamenco era apenas o canto sem acompanhamento, depois foi introduzido o violão, a guitarra e outros instrumentos que conhecemos hoje, assim como a dança, com sapateado e castanholas. O flamenco só foi popularizado a partir de 1869, pelas apresentações de ciganos em cafés, sendo também, anteriormente, uma dança vista com inferioridade. Além do flamenco, os ciganos são responsáveis pela chamada “música gitana” (música cigana), mas isso é pauta para outro artigo.

*Paco de Lucía foi um dos mais populares guitarristas espanhóis da música flamenca

Tarantela

Talvez não se lembre de imediato, mas a tarantela é uma dança italiana muito popular pelo mundo, principalmente pela música Funiculí Funiculá”. A dança surgiu  na região de Taranto e a origem do nome ainda é pesquisada, mas é associada a uma crença popular nos anos 15. Acreditava-se que quando uma pessoa era picada por uma tarântula (era comum ter muitas dessas aranhas na região), para retirar o veneno de dentro, a pessoa teria que dançar. Isso mesmo, dançar ! Isso resultaria na ativação da circulação sanguínea e a pessoa ficaria curada.

A maior parte das danças citadas acima foi criada por minorias e utilizadas como forma de expressão. E hoje, muitos utilizam a dança como terapia e arte. Quer saber como fazer intercâmbio para esses países? Entre em contato conosco através das redes sociais, também estamos atendemos por whatsapp (11) 97373-4501. Se programe e faça um intercâmbio em 2021!

 

 

 

Fontes:

https://www.mundodadanca.art.br

http://irishdancebrasil.blogspot.com

http://www.arte.seed.pr.gov.br

https://www.vivenciaflamenca.com.br

www.caminhodovinho.tur.br

Jornal do Palco

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image