Como fazer uma Universidade no Exterior?

Como fazer uma Universidade no Exterior?

Como fazer uma Universidade no Exterior?

Se você está planejando dar continuidade aos seus estudos, seja uma graduação ou pós-graduação, que tal começar a pensar na ideia de fazer uma universidade no exterior? Essa possibilidade pode lhe render uma experiência acadêmica em renomadas faculdades que proporcionarão excelentes oportunidades para o seu sucesso profissional, gerando networking e desenvolvendo sua fluência no idioma local.

Para explicar melhor o processo de entrada em uma faculdade no exterior e os seus benefícios, o Yázigi Travel apresenta tudo o que você precisa saber. Veja os caminhos:

Preparar para entrar em uma Universidade no Exterior

Existem duas formas para a admissão nos cursos de graduação e pós-graduação:

1ª – Entrada direta

É fundamental que o estudante tenha boas notas durante o ensino médio. Será considerada a média total das notas (GPA – Grade Point Average). Exame de proficiência da língua é obrigatório, cuja pontuação requerida varia de acordo com o curso e instituição. Os estudantes que atendem aos pré-requisitos têm entrada direta.

2ª – Cursos preparatórios

Se você não atende aos pré-requisitos acima, não se desespere! Você pode aplicar para os programas Pathway ou Foundation que vai ajudá-lo a preparar-se para o estudo universitário.

São eles:

Pathway

O Pathway é indicado para aqueles que desejam fazer a graduação em uma universidade na Austrália, no Canadá ou nos Estados Unidos. Você irá desenvolver diversas competências focadas no curso escolhido e também terá aulas de inglês acadêmico para preparar você para o seu sucesso acadêmico.

Quais são os benefícios de um programa Pathway?

  • Acesso ao segundo ano de um curso de graduação após a conclusão bem sucedida do programa
  • Viver e estudar com estudantes nativos e internacionais
  • Fazer cursos em sua área escolhida e receber créditos da faculdade
  • Melhorar suas habilidades na língua inglesa
  • O Pathway nos EUA, o aluno recebe créditos nas disciplinas cursadas para continuar seus estudos no curso escolhido. A duração do curso superior é de quatro anos em média.

Foundation

É um curso de um ano para alunos estrangeiros que desejam estudar em uma universidade na Alemanha, Escócia, Inglaterra ou Irlanda. O curso propõe três opções de áreas acadêmicas: administração e humanas, ciências e engenharia ou artes, design e mídia ou comunicação. A conclusão do Foundation, com sucesso, garante o ingresso direto no primeiro ano do curso universitário escolhido. O programa combina o estudo do idioma, o desenvolvimento das habilidades acadêmicas nas disciplinas relacionadas à área de estudo.

Em média, a graduação nestes países é de três anos, porém com a conclusão do Foundation e a aquisição do diploma universitário podem ser conquistados em quatro anos de estudos.

Como fazer uma universidade no exterior?

Requisitos para estudar em uma universidade estrangeira

Seja um curso de graduação ou pós, normalmente é solicitada a comprovação de fluência no idioma local, através de testes ou de certificados internacionais, como TOEFL, IELTS, DALE, entre outros. Além da proficiência no idioma, a universidade analisa o histórico escolar, o currículo, e o desempenho do aluno em possíveis entrevistas por telefone ou chamada de vídeo. Sendo aprovado pela universidade, é necessário que você solicite o visto de estudante para o país que irá estudar.

Áreas de Estudos do Ensino Superior no Exterior

Existem inúmeras áreas que o estudante pode seguir, como: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências da Computação, Cinema, Contabilidade e Finanças, Design, Direito, Economia, Engenharias, Geografia, História, Jornalismo, Marketing, Matemática, Música, Medicina, Pedagogia, Política, Relações Internacionais, Relações Públicas, Turismo e Hospitalidade, entre outras.

Início do ano letivo e tempo para o processo de admissão na universidade

Universidade nos Estados Unidos

O ano letivo nos EUA começa em agosto, mas o processo de admissão é iniciado em média seis meses antes. Na seleção, é exigido o certificado de proficiência de inglês e o SAT (podemos considerar um Enem americano), porém o SAT é opcional em alguns programas. Também será analisado o histórico escolar e atividades extracurriculares.

Universidade na Inglaterra

As inscrições são iniciadas seis meses antes do início das aulas. Existem opções de início em janeiro e setembro. É exigido o IELTS UKVI (exame de proficiência obrigatório para os alunos que desejam estudar na Inglaterra) e um bom histórico escolar.

Universidade na Austrália

Os cursos de graduação na Austrália começam em março e agosto, porém, o processo de admissão deve começar seis meses antes. Cada instituição tem seus critérios de seleção, mas é possível fazer um curso preparatório se você não tem todos os pré-requisitos.

Universidade no Canadá

O ano letivo nas universidades canadenses começa em setembro, mas algumas recebem em janeiro. A seleção é baseada na análise do histórico escolar, atividades extracurriculares e exame de proficiência.

Como fazer uma universidade no exterior?

Validar o diploma no Brasil

Para o diploma ter validade nacional, é necessário ser revalidado por alguma universidade brasileira pública que tenha curso igual ou similar ao qual estudou e que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação).

Por que estudar fora do país?

Depois de ler todo o processo de como estudar em uma universidade no exterior, participar desse tipo de programa significa obter um diferencial de muito valor no currículo, criando excelentes oportunidades para você se destacar no mercado de trabalho em relação aos outros, além de aprender novas culturas e praticar e desenvolver diariamente o idioma local em um ambiente universitário com estudante de todas as partes do mundo.

Aqui no Yázigi Travel você tem toda a orientação dos nossos consultores educacionais que vão encontrar a melhor universidade para o seu perfil e interesses dentre os nossos melhores parceiros que possuímos. Vem falar com a gente!

Veja esse vídeo complementar sobre Como fazer uma Universidade no Exterior.

Fotos: Divulgação

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image