Como evitar um Jet Lag?

Como evitar um Jet Lag?

Como evitar um Jet Lag?

Ao viajarmos longas distâncias de avião, variando os fusos horários, o nosso relógio biológico tende a ficar diferente do horário do destino que iremos visitar, pois o ritmo em que estamos acostumados é alterado. Problema para dormir, mudança no horário da refeição ou até mesmo falta de disposição, são sintomas do Jet Lag.

Meu Deus, que doença é essa? Caalma… Jet Lag é um mal que atinge (quase todos) viajantes e consiste em alterações físicas que são provocadas devido à mudança de rotina. Seus sintomas mais comuns são cansaço, sonolência ou insônia, irritabilidade, náusea, dor de cabeça e mal-estar, sendo responsável por “tentar” atrapalhar os primeiros dias longe de casa. Os marinheiros de primeira viagem podem ficar um pouco assustados, mas logo logo passa.

A rapidez em que o corpo se ajusta ao novo horário varia de pessoa pra pessoa, mas em geral, acima de três horas o jet lag já é sentido. No entanto, conhecendo um pouco mais a causa e os efeitos, é possível adotar algumas medidas para evitar ou pelo menos amenizar esse desconforto. E pensando nisso, separamos algumas dicas pra você.

Jet Lag – Antes da viagem

Como-evitar-um-Jet-Lag

Se você não quer passar pelo mal estar, começar a se preparar dias antes do embarque. A primeira coisa que deve ser feita é verificar a diferença de horário entre o local de partida e o de destino. Depois de conferir esta informação, alguns truques são bem-vindos.

O mais recomendando é (e se puder fazer), pelo menos nos cinco dias que antecedem a viagem, ajustar o relógio de acordo com o fuso horário da cidade destino. Mudar alguns hábitos como dormir em horários diferentes e trocar as refeições, por exemplo, são bastante eficazes.

Opte por voos que cheguem ao destino final durante o dia e não na madrugada. Dessa forma, caso você passe a viagem toda dormindo, será mais fácil ajustar o sono nos dias fora de casa. Caso não dê para desembarcar durante o dia, o mais indicado é viajar descansado, se manter ativo durante o voo, para então descansar durante as primeiras horas na cidade destino.

Jet Lag – Durante o voo

Como-evitar-um-Jet-Lag1

Os momentos dentro do avião são decisivos no agravante ou alívio do Jet Lag. O primeiro cuidado a ser tomado é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. Os efeitos do álcool podem aumentar o cansaço e causar desidratação, o que piora suas condições físicas durante o período de adaptação.

O mesmo cuidado vale para bebidas fortes, como café, energéticos ou qualquer outro medicamento que possa forçar uma nova alteração fisiológica. O ideal é beber bastante água e manter o corpo bem hidratado.

Por isso, as refeições devem ser balanceadas e leves. Nada de alimentos pesados, como massa e frituras. Isso vale para o dia do embarque, no geral.

Para evitar dores musculares, movimente-se e alongue-se com frequência. Levante da poltrona, estique as pernas, braços e faça pequenos exercícios para ativar a circulação sanguínea. Vale a pena repetir o processo

a cada três horas, especialmente em voos muito longos.

Caso ainda não tenha feito isso, ajuste todos os seus relógios de acordo com o novo fuso horário e vá se adaptando, agindo como se já tivesse que respeitar as novas horas.

Jet Lag – Quando chegar

Como-evitar-um-Jet-Lag1

Assim que você desembarcar, sua prioridade deve ser o descanso. Para não se estressar com deslocamento entre aeroporto e hotel, por exemplo, deixe tudo planejado antes da viagem. Dessa forma, os primeiros momentos em solo estrangeiro serão mais relaxantes e você poderá recuperar as energias depois das longas horas de voo.

É importante também respeitar os novos horários para as refeições principais. Tome café da manhã, almoce e jante regularmente e no mesmo momento em que os locais. Nada de substituir as refeições principais por lanches ou qualquer outro tipo de alimento.

Se você seguir essas dicas, o Jet Lag não será um tormento durante a sua viagem.


Quer fazer um intercâmbio de estudo ou de trabalho? O Yázigi Travel oferece vários programas em mais de 30 destinos. Com certeza um deles tem a sua cara. Vem falar com a gente!

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image