Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018 - Yázigi Travel

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Todos os times do mundo possuem algum apelido, seja referente à sua história ou cultural. Para os países que estarão na Rússia isso não é diferente. Por isso, o Yázigi Travel apresenta os apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018. E você que é fã da Copa precisa saber quais são.

Grupo A

Rússia: Os Soviéticos
A anfitriã não tem apelido relevante dentro de casa, sendo chamada de “A Equipe Nacional”. Mas ao redor do mundo, o principal país do antigo bloco das repúblicas soviéticas ainda é chamado pelo nome da antiga equipe da URSS, os soviéticos.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Arábia Saudita: Os Falcões Verdes
O apelido vem do Falcão, uma ave bem popular nos Emirados Árabes, local onde a falcoaria é um esporte que movimenta milhões de dólares.

Egito: Os Faraós
Por toda sua história e a existência de faraós no Egito antigo, os jogadores da seleção recebem o apelido para se identificar nos jogos.

Uruguai: La Celeste ou Charrua
O apelido da tradicional seleção uruguaia de futebol é uma referência ao azul celeste de sua bandeira e uniforme. Também são chamados de “charruas”, em referência ao povo indígena que habitava nos campos argentinos, uruguaios e brasileiros.

Grupo B

Espanha: La Roja, La Furia
Enquanto o apelido “La Roja” se refere à cor vermelha da bandeira e do uniforme, “La Fúria” tem uma razão histórica. Remonta ao episódio do saque de Antuérpia (1576), na Bélgica, durante a Guerra dos 80 anos, em que a Espanha tentava manter seu território unido aos Países Baixos.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Irã: Time Nacional
O apelido da seleção iraniana é “Time Nacional” ou, em persa, “Team Melli”. Toda seleção de qualquer esporte no Irã é chamada de “Team Melli”. Alguns apelidos, porém, foram usados para denominar a seleção iraniana nas últimas Copas. Em 2006 a seleção iraniana de futebol ficou conhecida como Estrelas Persas. Na Copa Asiática de 2011, os apelidos foram “Os Leões da Pérsia”, “Corações de Leão” e “Príncipes da Pérsia”.

Marrocos: Os Leões do Atlas
O nome pelo qual a seleção é chamada tem a ver com um animal típico do Marrocos. Também conhecido por leão-da-barbaria ou leão-berbere, é uma espécie de leão que foi extinta na natureza no século XX. Era encontrado no norte da África, do Egito a Marrocos.

Portugal: Seleção das Quinas
O apelido da seleção tem origem na bandeira do país que, em seu centro branco é preenchido com cinco escudos azuis (chamados de quinas), que fazem o desenho de uma cruz, representando as chagas de Jesus Cristo e os cinco reis mouros derrotados pelo Afonso I de Portugal, no século 12.

Grupo C

Austrália: Os Socceroos
O nome da seleção australiana é uma forma “shippada” das palavras inglesas soccer (futebol) e Kagaroos (cangurus). Os cangurus são tão vinculados à imagem da Austrália que os torcedores resolveram juntar os dois termos!

Dinamarca: Dinamáquina
Na Copa do Mundo de 1982, a Dinamarca terminou as eliminatórias com oito pontos, um ótimo resultado, que lhe rendeu o primeiro apelido de Dinamite Dinamarquês. Em 1984, a equipe venceu as três partidas da primeira rodada, e o apelido Dinamáquina começou a pegar.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

França: Les Bleus
Os franceses já são conhecidos como os azuis há muitos anos e tudo por conta de sua camisa, que acabou ficando com o azul da bandeira para ser representada.

Peru: La Blanquirroja
Por conta de seu uniforme branco e vermelho, a seleção de futebol do Peru ganhou já três apelidos diferentes: La Blanquirroja (a branquivermelha), La Rojiblanca (a vermelhibranca) e Bicolor. Além do nome que faz menção às cores da camisa, também recebeu o apelido de Los Incas, em referência aos povos pré-hispânicos que habitavam a região.

Grupo D

Argentina: Albiceleste
A seleção argentina de futebol é conhecida como Albiceleste em referência a seu uniforme de listras verticais brancas e azuis celestes.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Croácia: A Equipe em Chamas
O futebol rápido e habilidoso dos croatas rendeu à equipe o adjetivo Vatreni, ou ardente. A alcunha também se deve aos corações ardentes de quem torce pela equipe.

Islândia: Nossos Garotos
A Islândia é estreante na Copa do Mundo. A equipe recebeu o nome de “Nossos Garotos”, pelas conquistas recentes da seleção.

Nigéria: Os Super Águias
O apelido da seleção nigeriana de futebol nasceu na primeira participação em Copas do Mundo do país, em 1994, nos Estados Unidos. O nome é uma referência ao animal do brasão da associação de futebol nigeriana.

Grupo E

Brasil: Seleção Canarinho
Depois de perder a final da Copa de 1950 em casa, a seleção brasileira decidiu mudar as cores do uniforme, passando de branca para amarela. A camisa amarela, fazendo referência à bandeira nacional consagrou a equipe como canarinho, apelido inventado pelo radialista Geraldo José de Almeida.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Costa Rica: Los Ticos
Cada país inventa sua língua e história. Os falantes do espanhol costarriquenho geralmente usam como diminutivo o sufixo ‘ico’ e não ‘ito’. Assim, um passarinho na Costa Rica não é um ‘pajarito’, mas um ‘pajarico’.

Essa pequena variação linguística acabou rendendo o apelido comum entre os nascidos neste país desde 1856: tico, apelido herdado também por sua seleção de futebol.

Sérvia: As Águias Brancas
Uma águia branca bicéfala (de duas cabeças) é representada no brasão da bandeira da Sérvia, em referência à dinastia Nemânica, que teve importância no território durante a Idade Média. Por conta disso, o apelido dos jogadores da seleção nacional é águias brancas.

Suíça: A Seleção Nacional
A Suíça não foi tão criativa para criar os seus apelidos. A seleção recebe (“Schweizer Nati”, “La Nati” ou “Squadra Nazionale”) significam apenas “seleção nacional”, em alemão, francês e italiano, respectivamente.

Grupo F

Alemanha: A Equipe
Assim como a Suíça, a Alemanha simplesmente é conhecida como “Die Mannschaft”, ou “A Equipe”.

Coreia do Sul: Tigres Asiáticos
A seleção sul-coreana de futebol levou para si o nome que identificava os quatro países do sudeste asiático que investiram em um crescimento econômico agressivo entre as décadas de 1960 e 1990. Como Hong Kong, Cingapura e Taiwan não têm tradição no futebol, o apelido sobrou para o quarto tigre, a Coreia do Sul.

México: La Tri
O verde, vermelho e o branco da tricolor bandeira mexicana renderam à seleção mexicana de futebol o apelido de La Tri.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Suécia: Blãgult
“Blãgult” significa azul e amarelo e é utilizada para representar a seleção da Suécia por conta da cor de seu uniforme.

Grupo G

Bélgica: Diabos Vermelhos
O apelido pegou depois de uma vitória contra a seleção holandesa em 1906. O nome é uma referência, como muitos dos outros apelidos, à cor principal do uniforme dessa seleção.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Inglaterra: Os Três Leões ou O Time da Rosa
A seleção inglesa, ora é chamada de “The Three Lions” (Os Três Leões), em referência ao escudo de seu uniforme, ora de “The Rose Team” (O Time da Rosa), símbolo da casa real britânica.

Panamá: La Marea Roja
Com a primeira participação em uma Copa do Mundo em 2018, a seleção do Panamá já tem apelido: La Marea Roja (a maré vermelha), por conta da cor de seu uniforme e também faz referência ao Canal do Panamá.

Tunísia: As Águias de Cartago
O símbolo da federação da Tunísia é uma águia e Cartago é uma cidade localizada no país. A junção dos dois deu origem ao apelido da seleção de futebol.

Grupo H

Colômbia: Los Cafeteros
Dizem que a colheita manual e o clima fazem do café colombiano um dos melhores do mundo e um dos principais produtos de exportação do país. A fama é tanta que a Seleção Colombiana de Futebol ficou conhecida como Los Cafeteros, os cafeteiros.

Japão: Os Samurais Azuis
O Japão se classificou pela primeira vez para uma Copa do Mundo em 1998, e desde então esteve em todas as competições. Mas por que azul se a bandeira japonesa é vermelha e branca? Acontece que quando participou pela primeira vez de um jogo internacional, na etapa classificatória para a Copa de 1954, o único time de futebol japonês era o clube de futebol da Universidade de Tóquio. O uniforme azul da universidade acabou se tornando o uniforme da seleção nacional. Por isso são chamados de os Samurais Azuis.

Apelidos das Seleções da Copa do Mundo 2018

Polônia: A Seleção Alvirrubra
A Polônia, tradicional equipe nos torneios da Copa do Mundo, tem mais de um apelido. O mais comum hoje é o que faz referência às cores da bandeira e do uniforme da seleção polonesa de futebol: Alvirrubra.

Outra alcunha é “Biale Orly”, ou águias brancas, devido ao símbolo tradicional do país.

Senegal: Os Leões de Teranga
O leão é um dos símbolos da população do Senegal, e Teranga é uma palavra local que se refere à hospitalidade de seu povo. Juntando os dois nasceu o apelido da seleção de futebol do país.

O Yázigi Travel leva você para conhecer o mundo e diversas curiosidades de cada país. Vem ser um Cidadão do Mundo.

Fonte: site bol

2 Comentários

  • Lucas Amorim Postado 19 de junho de 2018 11:30

    Na verdade, o apelido mais conhecido da Seleção Alemã é “Nationalelf”, que também significa “time nacional”.

    A Seleção Suíça também é conhecida como “Verrou suisse” em francês, ou “Schweizer Riegel” em alemão, que signifaca “Ferrolho Suíço”, em referência ao estilo de jogo ultra-defensivo utilizado nas Copas de 1938 e 1954, quando eliminou as poderosas Alemanha e Itália, respectivamente. Além disso, em 2006, a Suíça foi eliminada da Copa sem tomar gols, além de, em 2010, bater o recorde de minutos sem sofrer gols em Copas: 558 minutos.

    • Yázigi Travel Postado 20 de junho de 2018 09:47

      Obrigada por compartilhar conosco os seus conhecimentos, Lucas! =)

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image