Motivos para fazer o ensino superior em Berlim- Alemanha - Yázigi Travel

Motivos para fazer o ensino superior em Berlim- Alemanha

Motivos para fazer o ensino superior em Berlim- Alemanha

Motivos para fazer o ensino superior em Berlim- Alemanha

Motivos para fazer o ensino superior em Berlim- Alemanha

Está procurando motivos para fazer o ensino superior em Berlim- Alemanha? O Yázigi Travel conversou com o Eduardo Barbosa, desenvolvedor de negócios da Berlin School of Business and Innovation e com a Timeni Andrade, gerente de recrutamento internacional da University of Applied Sciences Europe, e eles apontaram 10 motivos para fazer o ensino superior em Berlim, na Alemanha, seja uma graduação ou pós-graduação.

1. Contexto socioeconômico

A Alemanha é a 4ª maior economia do mundo, seus 83 milhões de habitantes vivem em um país que ocupa a 5ª posição no ranking mundial de desenvolvimento humano. É possível verificar com o órgão federal de estatística alemão que o índice de desemprego na Alemanha em março de 2020 foi de apenas 3,5%. O país também tem um dos maiores salários mínimos da Europa e possui média salarial de 3 mil euros mês.

2. Cultura

A Alemanha possui uma cultura fascinante, conhecido por muitos como a terra dos poetas e dos pensadores, o legado cultural do país para a humanidade é gigantesco; na música clássica podemos citar três grandes nomes para ilustrar o gigantesco lastro; Ludwig van Beethoven, Johann Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart. Na Filosofia a lista também é de peso: Kant, Hegel, Marx, Nietzsche, Schopenhauer, Heidegger. Na Poesia e literatura outros grandes nomes: Goethe, Schiller, Heine e Brecht. A gastronomia também rica e traz pratos com muitos embutidos, conservas e o famoso joelho de porco. Na cidade de Berlim o prato típico de salsicha é o Currywurst, vendido por ambulantes, lanchonetes vietnamitas e bares, é um petisco barato e saboroso.

3. Turismo

A Alemanha possui 3.621 km de fronteiras, fazendo fronteira com a norte com a Dinamarca, a leste com a Polónia e a República Checa, a sul com a Áustria e a Suíça e a oeste com a França, o Luxemburgo, a Bélgica e os Países Baixos. Partindo de Berlim rumo a Amsterdã, a duração do voo é de uma hora e vinte minutos; Berlim a Bruxelas, apenas uma hora e meia de voo. O trajeto de carro até Praga é de apenas 4 horas e quarenta minutos. No mês de férias de verão, o estudante pode juntar amigos e fazer uma “road trip” na Europa e conhecer diversas cidades ao longo do trajeto. Uma maneira muito divertida de expandir os horizontes culturais.

Motivos para fazer o ensino superior em Berlim – Trabalho

4. Permissão de Estudo e Trabalho

A Alemanha dá permissão de estudo e trabalho para estudantes universitários estrangeiros, isso significa que você pode trabalhar até 20 horas por semana enquanto estuda. A permissão de trabalho é aberta para qualquer tipo de trabalho e pode ajudar a enriquecer sua experiência além de ajudar a pagar as contas mensais. É possível ainda conseguir uma permissão de trabalho para alguns programas preparatórios para universidade, algumas escolas de línguas oferecem cursos intensivos de alemão para aqueles que desejam ingressar nas faculdades públicas.

5. Post Study Visa

Estudantes que se graduam na Alemanha, seja de um curso de graduação ou pós-graduação, tem o direito a solicitar uma permissão de trabalho após a formatura, esse visto permite que o profissional recém formado em período integral durante 18 meses para iniciar uma consistente carreira no país. O objetivo é qualificar o profissional para pedir um visto de trabalho e mantê-lo no país.

6. Berlim a Capital das Startups

A capital é hoje a melhor cidade para startups na União Europeia e ocupa o 7º lugar no ranking mundial segundo o site startupblink.com. Berlim tem entre 1.800 e 2.400 startups tecnológicas ativas, sendo, depois do Vale do Silício, a cidade com o maior número de startups estrangeiras. A cidade oferece ótimas oportunidades profissionais para estudantes universitários, com destaque para pessoas com experiência em TI, Marketing Digital e Design.

Morar em Berlim

7. Custo de vida

Nenhuma capital ocidental Europeia oferece um custo benefício que Berlim oferece. O custo de vida estimado pelo governo para o estudante internacional é de 853 euros por mês. O montante estimado fica abaixo de muitas cidades com a mesma infraestrutura e qualidade de vida, como Paris e Londres. No patamar de oportunidades, a principal cidade do Vale do Silício, Francisco tem um custo de vida médio de 1600 euros, praticamente o dobro. O Valor médio para alugar um quarto em Berlin é 550 euros, o restante do gasto é dividido entra transporte, alimentação, seguro de saúde, comunicação e gastos esporádicos como roupas e livros.

8. Nova Lei de Imigração

“Faltam especialistas à economia alemã e a evolução demográfica agravará ainda mais essa escassez. Atualmente existem cerca de 1,2 milhões de empregos vacantes.” Disse o deutschland.de Por isso a Alemanha vem implementando uma série de mudanças afim de promover a chegada e permanecia de profissionais qualificados no país. A Alemanha concede o status de residente permanente para estrangeiros que comprovarem ter trabalhado, residido legalmente e contribuído com impostos pelo período de cinco anos no país.

9. Meio milhão de pessoas como você

Berlim é hoje o centro cultural da Europa. É estimado que hoje vive mais de 500 mil estrangeiros na cidade. Pessoas que vem de todas as partes do mundo por diferentes razões, profissionais que buscam ingressar no mercado de trabalho, estudantes que buscam se especializar. Estar em uma cidade internacional tem suas vantagens, é comum ouvir pessoas falando outros idiomas pelas ruas e o inglês é a segunda língua na cidade, 85% da população fala inglês fluente.

10. Arte por todos os lados

A capital da Alemanha, é uma cidade pulsante, que respira história, arte e cultura. Com mais de 170 museus e 440 galerias, existem opções para todos os gostos e interesses. A rua Auguststraße, que se localiza no bairro Mitte, é excelente exemplo da cultura artística de Berlim, depois da queda do muro essa rua foi transformada pelos artistas que passaram a residir nos arredores, atualmente há mais de 10 galerias, um instituto e um museu em uma rua que não chega a ter um quilômetro de extensão. Um excelente destino para quem deseja adquirir e apreciar obras de arte.

 

Redação do texto por Eduardo Barbosa, desenvolvedor de negócios da Berlin School of Business and Innovation e Timeni Andrade, gerente de recrutamento internacional da University of Applied Sciences Europe.

Imagem: Unsplash

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Style switcher RESET
Body styles
Color settings
Link color
Menu color
User color
Background pattern
Background image